Texto base: Leia a frase. “Felizmente somos todos diferentes, quer em nível físico, quer em nível emocional. Crianças diferentes e dos vários cantos do globo.”
Enunciado:
Explique algumas das diferenças que as crianças “dos vários cantos do mundo” podem apresentar.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
No campeonato brasileiro de futebol, as equipes conquistam 3 pontos em cada vitória, 1 ponto em caso de empate e nenhum ponto quando são derrotadas. Em 2017, o Corinthians, que foi o campeão, disputou 38 partidas, conquistou um total de 72 pontos e sofreu 8 derrotas. Assim, o total de vitórias do Corinthians no campeonato de 2017 foi igual a:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(FUVEST 2015 1ª FASE) A cidade é [desde o ano 1000] o principal lugar das trocas econômicas que recorrem sempre mais a um meio de troca essencial: a moeda. [...] Centro econômico, a cidade é também um centro de poder. Ao lado do e, às vezes, contra o poder tradicional do bispo e do senhor, frequentemente confundidos numa única pessoa, um grupo de homens novos, os cidadãos ou burgueses, conquista “liberdades”, privilégios cada vez mais amplos.
Jacques Le Goff. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.
O texto trata de um período em que
- Matemática | 3.1 Introdução
O gráfico a seguir mostra um cenário após uma crise financeira mundial em que se apresentam posições de diversos países, relacionando-os com a variação de suas moedas locais em relação ao dólar e o preço das ações nas bolsas de valores.
Revista Exame, 13 nov. 2013.
Mediante os parâmetros mencionados
- Matemática
Considere o gráfico da função y = f(x) exibido na figura a seguir.
O gráfico da função inversa y = f-1 (x) é dado por
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) O DNA é uma molécula reativa e estima-se que mais de 20 mil lesões no DNA sejam induzidas de maneira endógena por dia por célula, além de outras induzidas por agentes exógenos, como a luz ultravioleta, resultando em bloqueio físico das maquinarias de replicação e transcrição do DNA. Em resposta a lesões no DNA, células ativam respostas que promovem regulação do ciclo celular e reparo do DNA, evitando catástrofes durante a replicação ou na mitose. Caso a quantidade de danos ultrapasse a capacidade de reparo, as células podem induzir morte celular como último recurso. A importância das respostas ao dano no DNA é exemplificada por síndromes humanas, com fenótipo de envelhecimento precoce ou aumento de risco de câncer, e seu estudo poderá contribuir para o entendimento da tumorigênese e desenvolvimento de melhores terapias.
(LIMA, 2015)
As síndromes mais recorrentes nas células humanas têm como representação a: