A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de seus vapores atinge a pressão atuante sobre a superfície do mesmo, caracterizando um movimento tumultuoso do líquido e acarretando a explosão das bolhas de vapor. Reduzindo a pressão, isto é, fazendo-se vácuo no sistema, a temperatura de ebulição diminuirá característica da destilação a vácuo ou destilação a baixa pressão. Algumas frações do petróleo só conseguem ser isoladas por esse método especial de destilação.
Nas refinarias de petróleo o método especial de separação das suas frações é utilizado para se obter a fração
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(UESB) É provável que você nunca tenha ouvido falar de proclorococos. Esses micro-organismos de nome complicado estão presentes no seu cotidiano de modo simples, insuspeito e crucial. “Eles produzem o oxigênio de uma em cada cinco lufadas de ar que você respira”. [...] O consumo “desnecessário” de frutos do mar, causa rupturas em ecossistemas inteiros e na química do oceano (que depende da estabilidade de cadeias alimentares que vão do plâncton às baleias). [...] Quanto ao peixe, é preciso pensar seletivamente: quem obtém essas proteínas? O mercado de luxo de atum, de lagosta, de salmão, de camarão. Vão para as cidades, não para alimentar gente faminta.” [...] Peixes de rio, criados em cativeiro, têm sido comidos na China por mais de mil anos. Peixes herbívoros. Bagres. [...] há muito risco de introdução de espécies invasoras. A tendência hoje não é criar herbívoros, mas carnívoros, o que não faz o menor sentido.” [...] Earle afirma que não estamos pagando o preço real desse consumo: “É preciso calcular quantas plantas fazem um peixe que alimenta o salmão. Quando você fala com um criador de salmão, ele diz: ‘Ah, é cinco ou seis para um’.” Para ela, a conta não fecha. [...] estamos começando a entender que não sabemos repor essas coisas: “Você não pode construir um atum depois que ele se acabou. Noventa por cento dos atuns-azuis estão extintos. Se eles se extinguirem, como você os trará de volta? [...] Golfinhos captam a presença do submarino e tentam se “comunicar” com ele, afinando seus sonares na frequência dos instrumentos da engenhoca.
(ANGELO, 2011, p. 4)
O significado da expressão “há muitos riscos na introdução de espécies invasoras” está relacionado à possibilidade de:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(PUC-RJ) As ilustrações abaixo correspondem (da esquerda para a direita) ao membro anterior de um humano, um gato, uma baleia e um morcego. É correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Criado há cerca de 20 anos na Califórnia, o mountainboard é um esporte de aventura que utiliza uma espécie de skate off-road para realizar manobras similares às das modalidades de snowboard, surf e do próprio skate. A atividade chegou ao Brasil em 1997 e hoje possui centenas de praticantes, um circuito nacional respeitável e mais de uma dezena de pistas espalhadas pelo país. Segundo consta na história oficial, o mountainboard foi criado por praticantes de snowboard que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. Para isso, eles desenvolveram um equipamento bem simples: uma prancha semelhante ao modelo utilizado na neve (menor e um pouco menos flexível), com dois eixos bem resistentes, alças para encaixar os pés e quatro pneus com câmaras de ar para regular a velocidade que pode ser alcançada em diferentes condições. Com essa configuração, o esporte se mostrou possível em diversos tipos de terreno: grama, terra, pedras, asfalto e areia. Além desses pisos, também é possível procurar pelas próprias trilhas para treinar as manobras.
Disponível em: www.webventure.com.br. Acesso em: 19 jun. 2019.
A história da prática do mountainboard representa uma das principais marcas das atividades de aventura, caracterizada pela
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nos Estados do mundo antigo, os governantes tinham um poder altamente centralizado e, em muitos casos, acumulavam funções políticas e religiosas. Além de cuidarem da administração da vida coletiva, eram considerados representantes dos deuses, o que favorecia o fortalecimento de seu poder.
Essa forma de organização do poder é característica de um
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UNIOESTE) Venganza talibana por Ben Laden
Agencias AP, AFP, Reuters y DPA
ISLAMABAD. – Doce días después del operativo comando norteamericano que liquidó a Osama Ben Laden, los fundamentalistas talibanes mataron ayer en Paquistán a 87 personas e hirieron a más de 100 en un doble atentado suicida perpetrado en venganza por la muerte del líder de Al-Qaeda.
El ataque de los talibanes coincidió con la declaración del jefe de los servicios secretos de Paquistán (ISI) ante el Parlamento para intentar aclarar las circunstancias que posibilitaron la presencia del líder de Al-Qaeda en la ciudad paquistaní de Abbottabad durante varios años y el operativo estadounidense que acabó con su vida y que violó la soberanía territorial del país.
Los atentados suicidas se produjeron en las afueras de la base militar de la Frontier Constabulary, guardia fronteriza, en la localidad de Charsadda, cerca de la ciudad de Peshawar, cuando los reclutas se disponían a abandonar el centro de instrucción.
El oficial de policía Jehanzeb Khan informó que los dos suicidas se dirigieron en motocicletas a la entrada principal de la base militar cuando los reclutas estaban por cargar sus pertenencias en varios ómnibus que los iban a llevar a sus hogares para pasar 10 días de licencia.
Primero, uno de los atacantes se ubicó al lado de un ómnibus e hizo estallar la carga de explosivos que llevaba encima. Luego, el segundo suicida se hizo volar por los aires cuando la gente acudía al lugar para rescatar a las víctimas de la primera explosión.
Alrededor de 900 jóvenes reclutas dejaban el centro de adiestramiento, después de pasar seis meses de entrenamiento ahí. "Estaban de buen humor y con ganas de ver a sus familias, por lo que unos cuantos habían traído regalos", aseguró un sobreviviente.
Algunas personas estaban sentadas dentro de pequeñas camionetas de transporte público y otras cargaban el equipaje encima de los vehículos cuando ocurrieron los ataques, según dijeron testigos.
"Nos dirigíamos hacia una camioneta, cuando la primera explosión tuvo lugar y luego hubo otra explosión", recordó Rehmanullah Khan, de 21 años de edad.
Disponible en: http://www.lanacion.com.ar/1373152-venganza-talibana-por-ben-laden. Accedido el 14/05/2011.
En la frase “nos dirigíamos hacia una camioneta”, último párrafo, la palabra destacada podría ser reemplazada, sin prejuicio de cambiar su sentido, por: