Nossas vidas são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações. Além disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação. Isso significa que cada situação social em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato é expresso no aforismo segundo o qual os mortos são mais poderosos que os vivos.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UFJF) A seguir, está representada a estrutura química do ácido Jiadifenoico C, um potente antiviral de origem terpênica.
Sobre a estrutura do ácido Jiadifenoico C, são feitas as seguintes afirmações:
I. notam-se nove átomos de carbonos com hibridização sp².
II. as funções orgânicas oxigenadas presentes são álcool e éster.
III. o composto possui cinco átomos de carbono quaternário
IV. sua fórmula molecular é C20H26O3Assinale a alternativa CORRETA.
- Física | 7.2 Quântica
(PUC-RS) A energia que as estrelas e o Sol irradiam por bilhões de anos nasce da reação nuclear conhecida como FUSÃO. Essa acontece no interior das estrelas sob altíssimas temperaturas. De uma forma simplificada, podemos dizer que dois dêuterons (núcleos do deutério, ou hidrogênio pesado, formado por um próton e um nêutron) se unem (fundem) dando origem a um núcleo de hélio.
A relação ∆E =m.c², que expressa a relação entre massa e energia, pode ser lida como: "a cada variação ∆E de energia corresponde uma variação ∆m de massa e vice-versa". Por outro lado, c representa o valor da velocidade da luz no vácuo. Considerando a massa de cada dêuteron como m, e a massa do núcleo de hélio como 1,99 m, é correto afirmar que, no processo de fusão de dois dêuterons em um núcleo de hélio,
- História | 6.12 Nazifascismo
(UERJ) As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pela ascensão do fascismo na Europa, caracterizado como um movimento que resultou em regimes anti-liberais, anti-democraticos e antissocialistas.
Considerando essa informação, e correto afirmar que o fascismo.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Papel sulfite branco 12x14 cm
- Papel sulfite Branco 6x12 cm
- Lápis pastel a óleo
- Pincel
- Tintas guache (cor branca, preta e coloridas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Lápis
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir aos alunos para desenhar uma cidade no papel sulfite 6x12 cm.
Certifique-se de que os edifícios estão se tocando. Em seguida adicione detalhes e
texturas nos prédios.
- Reserve.
Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
- Se o professor achar necessário, pode fazer um download do folheto abaixo para servir de inspiração.
Disponível: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Architectural-Elements-Handout-3529677
- O professor vai instruir os alunos para começar a pintar o céu da cidade.
- Neste momento o professor vai falar com os alunos que eles vão começar a trabalhar a escala monocromática para fazer esta pintura.
- O professor vai pedir para os alunos para escolherem uma cor para o céu. Converse com os alunos mostrando que eles podem escolher cores variadas, não utilizando somente o azul. Por exemplo: se ele quiserem retratar a cidade à tarde, escolher uma cor mais quente, se for a noite, cores mais escuras, ou escolher uma cor totalmente diferente para pintar o céu.
- Depois da cor escolhida o professor vai pedir aos alunos para começar a pintar no topo do papel. Pintar com uma cor sólida (a cor escolhida). Em seguida, adicione um toque de branco e pinte outra faixa para o céu, na horizontal. Continue este processo até que a última linha seja preenchida na folha com a cor mais clara.
- Lembre sempre aos alunos que quanto mais branco se adiciona, mais claro fica a cor.
- Faça uma pintura monocromática para o fundo do seu trabalho.
- Espere secar.
- Voltando ao desenho dos prédios, agora o professor vai pedir aos alunos para começarem a adicionar cor à cidade.
- Para isso eles deverão criar sombras e destaques com a mesma cor de pastel a óleo que foi usada para pintar o céu. Peça os alunos para começarem na borda esquerda de cada prédio e desenhar uma linha reta para baixo. Manchar para a direita com o polegar, dando um sombreado.
- Use apenas um dedo para sombrear o pastel a óleo. Isto irá manter o resto dos
edifícios nítidos e brancos. Passe spray para fixação do desenho.
- Quando terminar de espalhar o pastel a óleo, recorte a cidade como uma peça e cole
no fundo do papel, onde foi feita a pintura monocromática.
- Expor os trabalhos.
- Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
O UNIVERSO DA COR
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UEFS) O DNA é uma molécula com potencial replicativo semiconservativo e, diante dessa informação, 50 moléculas desse ácido nucleico foram marcadas com timina radioativa e posteriormente transferidas para um meio sem esse isótopo e com condições necessárias para a sua replicação. Após três duplicações consecutivas, o número de DNAs que ainda apresentarão esse marcador radioativo é