Um estudante de Matemática pretende alugar um imóvel cuja distância até a faculdade e a casa de seus pais seja a mesma. Para isso, consultou um mapa e elaborou o seguinte plano cartesiano, em que cada coordenada representa um imóvel, para analisar suas possibilidades.
A equação que representa todos os pontos (x, y) do plano cartesiano que atendem à exigência do estudante é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 07. O trabalho na história
Veja o gráfico a seguir.
Fonte: IBGE
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/pnad-2012-analfabetismo-volta-a-crescer-e-trabalho-infantil-despenca-no-brasil.htm?mobile>. Acesso em: 17 out. 2013.
A) Qual a região do Brasil que apresenta o maior número de crianças em situação de trabalho infantil?
B) Qual a região do Brasil que apresenta o menor número de crianças em situação de trabalho infantil?
C) Quais os fatores que influenciaram a região Norte para que tenham o maior número de crianças trabalhando?
- História
No início de 2011, o mundo assistiu a um truculento movimento de contestação política no Egito. Segundo a divulgação da mídia, os manifestantes pediam por transformações no cenário político, questionando e exigindo o fim do exercício de poder de Hosni Mubarak, há mais de quatro décadas no poder. Essa conjuntura do mundo contemporâneo seria inimaginável no Egito Antigo, no qual a sociedade era relativamente estável e o poder mantinha-se, de forma inquestionável, nas mãos do faraó. Nesse sentido, é possível afirmar, sobre o exercício do poder no Egito Antigo, que ele
- Física
Na figura abaixo, estão representados dois pêndulos simples, X e Y de massas iguais a 100g Os pêndulos, cujas hastes têm massas desprezíveis, encontram-se no campo gravitacional terrestre. O pêndulo Y encontra-se em repouso quando o pêndulo X é liberado de uma altura h =0,2 m em relação a ele. Considere o módulo da aceleração da gravidade g= 10m/s2
Após a colisão, X e Y passam a moverem-se juntos, formando um único pêndulo de massa 200g Se v é a velocidade do pêndulo X no instante da colisão, o módulo da velocidade do pêndulo de massa 200g imediatamente após a colisão, é:
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIPÊ) A natureza deu ao homem um instrumento óptico, que é o olho. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz, focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Mas os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes, coisas próximas, e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes.
Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar: