Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br. Acesso em: 21 set. 2011.
Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a):
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da Constituição brasileira de 1988.
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade [...] promulgamos a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil [...] tem como fundamentos:
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
V – o pluralismo político.
[...]
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV – é livre a manifestação do pensamento [...]
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política [...]
Uma Constituição é um documento que aponta limites e horizontes para o Estado e a sociedade civil. A atual Constituição brasileira foi produzida em um momento histórico marcado por
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(CFTMG) Para o preparo do soro caseiro, é necessário dissolver o cloreto de sódio em água. A dissolução do NaCl em H2O consiste em um processo __________, durante o qual, as interações responsáveis por manter os íons separados em meio aquoso são chamadas de __________.
Os termos que completam, respectivamente, as lacunas são
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Outras vezes, como naquela manhã, ela brincava com a boneca de pano confeccionada por Emilie. Lembro-me perfeitamente do rosto da boneca; tinha os olhos negros e salientes, umas bochechas de anjo, e se prestasses atenção aos detalhes, verias que apenas as orelhas e a boca estavam sem relevo, pespontadas por uma linha vermelha: artimanha das mãos de Emilie. Soraya nunca largava a boneca; enfeitava-lhe a cabeça com as papoulas que colhia, oferecia-lhe pedaços de frutas, dirigia-lhe os mesmos gestos com a mão, com o rosto, passava-lhe água-de-colônia no corpo, acariciava-lhe os cabelos de palha ou arrancava-os num momento de fúria, montava com ela no dorso das ovelhas e deitavam juntas, abraçadas. Foram dias de exaltação, de descobertas. Soraya, que parecia uma sonâmbula assustada, começou a abstrair; desenhava formas estranhas, geralmente sinuosas, na superfície de pano que cobria a mesa da sala; reproduzia formas idênticas nas paredes, nos mosaicos rugosos que circundavam a fonte, e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se apagara.
HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
O fragmento faz parte do romance Relato de um certo Oriente, lançado em 1989. De acordo com o fragmento, a boneca de pano era
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Llevando en consideración la viñeta de arriba, señale la opción correcta.
- Biologia | 12.6 Populações
(FUVEST 2017 1° FASE) A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente.
A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente,