(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO)
LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. Acesso em: 8 set. 2011.
Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Os vestígios dos povos Tupi-guarani encontram-se desde as Missões e o rio da Prata, ao sul, até o Nordeste, com algumas ocorrências ainda mal conhecidas no sul da Amazônia. A leste, ocupavam toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. A oeste, aparece (no rio da Prata) no Paraguai e nas terras baixas da Bolívia. Evitam as terras inundáveis do Pantanal e marcam sua presença discretamente nos cerrados do Brasil central. De fato, ocuparam, de preferência, as regiões de floresta tropical e subtropical.
PROUS. A. O Brasil antes dos brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Editor, 2005.
Os povos indígenas citados possuíam tradições culturais específicas que os distinguiam de outras sociedades indígenas e dos colonizadores europeus. Entre as tradições tupi-guarani, destacava-se
- Biologia
(UECE) Pitcairn é uma ilha vulcânica cuja prole dos primeiros colonizadores recebeu genes dos britânicos e dos polinésios. Os fatores que podem aumentar a diversidade genética da população de Pitcairn são - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como foram os anos iniciais da Primeira República e quais mudanças ocorreram no país e na sociedade? Assinale as afirmativas corretas.
a) ( ) O Brasil se transformava lentamente.
b) ( ) O trabalho assalariado substituiu o escravo.
c) ( ) As cidades cresceram e se urbanizaram rapidamente.
d) ( ) A imigração de europeus e asiáticos diminuiu.
e) ( ) O Brasil iniciou o século com novas ideias e novas manifestações culturais.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder a questão.
Nessa narrativa,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base:
“A mala usada do 1º ao 4º ano, tínhamos que cuidar bem dela.” A mala era velha, feita de couro. As famílias precisavam comprar os materiais.
Disponível em: http://images.comunidades.net/vil/vilaguilherminasp/. Acesso em: 05 abril 2015.
Enunciado:
Um objeto antigo pode revelar dados históricos da época. Cite duas informações que esse objeto pode nos fornecer sobre o passado e o presente dos estudantes e sobre as escolas daquela época.