Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Entre os organismos vivos encontrados no solo, alguns são microscópicos, como as bactérias, os protozoários e os fungos, que se alimentam de restos de vegetais ou de animais. Outros são animais de pequeno porte, como as formigas, as minhocas, os besouros, as centopeias e os cupins que, entre outras coisas, fazem parte da biodiversidade do solo. Já os animais maiores, como os coelhos, os ratos, as toupeiras, os lagartos e as cobras vivem em tocas ou cavam túneis para se esconderem e criarem seus filhotes.
Em certas situações, na agricultura ou na jardinagem, alguns animais de pequeno porte, como os pulgões, lesmas e caracóis são considerados muito prejudiciais aos vegetais.
Sobre os organismos citados no texto, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Maria, 9 anos, pastora ; João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.
E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo”. A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto).
Enunciado:
Compare a situação das crianças do século XIX (século dezenove) com a vida das crianças de sua cidade. Identifique duas mudanças que ocorreram até os dias de hoje.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Nos shopping centers costumam existir parques com vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos em um cartão, que são descontados por cada período de tempo de uso dos jogos. Dependendo da pontuação da criança no jogo, ela recebe um certo número de tíquetes para trocar por produtos nas lojas dos parques.
Suponha que o período de uso de um brinquedo em certo shopping custa R$ 3,00 e que uma bicicleta custa 9 200 tíquetes.
Para uma criança que recebe 20 tíquetes por período de tempo que joga, o valor, em reais, gasto com créditos para obter a quantidade de tíquetes para trocar pela bicicleta é:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A adição de um soluto à água altera a temperatura de ebulição desse solvente. Para quantificar essa variação em função da concentração e da natureza do soluto, foram feitos experimentos, cujos resultados são apresentados abaixo. Analisando a tabela, observa-se que a variação de temperatura de ebulição é função da concentração de moléculas ou íons de soluto dispersos na solução.
Volume
de
água
(L)
Soluto
Quantidade de
matéria de
soluto
(mol)
Temperatura
de
ebulição
(°C)
1
-
-
100,00
1
NaCℓ
0,5
100,50
1
NaCℓ
1,0
101,00
1
sacarose
0,5
100,25
1
CaCℓ 2
0,5
100,75
Dois novos experimentos foram realizados, adicionando-se 1,0 mol de Na2SO4 a 1 L de água (experimento A) e 1,0 mol de glicose a 0,5 L de água (experimento B). Considere que os resultados desses novos experimentos tenham sido consistentes com os experimentos descritos na tabela. Assim sendo, as temperaturas de ebulição da água, em °C, nas soluções dos experimentos A e B, foram, respectivamente, de
- Biologia | 15.2 Mutações
(FUVEST) O esquema a seguir representa o aparecimento de bactérias mutantes em uma colônia e o resultado de sua exposição a quatro diferentes condições de cultura:
Assinale a alternativa com a relação correta entre as mutações e as condições de cultura.