Se você tiver febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, vá imediatamente a uma unidade de saúde.
Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ago. 2009
Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual utiliza-se da persusão com uma intencionalidade específica. O principal objetivo desse texto é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou o consumo de fósforo para atender à demanda crescente por alimento da população mundial, entretanto esse crescimento pode esgotar reservas do nutriente rapidamente, o que põe em risco o equilíbrio no ciclo do fósforo da natureza.
Uma análise das informações do texto e dessas considerações, com o propósito de atenuar esse problema e ajudar a manter o equilíbrio no ciclo do fósforo, permite corretamente afirmar:
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(UFG) Risco de diabetes tipo 2 associado a gene dos Neandertais
Uma variante do gene SLC16A11 aumenta o risco de diabetes entre os latino-americanos. As análises indicaram que a versão de maior risco dessa variante foi herdada dos Neandertais. As pessoas que apresentam a variação SLC16A11 em um dos alelos, são 25% mais propensas a desenvolver o diabetes, já aquelas que herdaram de ambos os pais, essa probabilidade sobe para 50%.
Disponível em: www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/12/131225_neandertal_ 12 lk.shtml. Acesso em: 26 mar. 2014. (Adaptado).
De acordo com os dados apresentados no texto e considerando uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, na qual 36% dos indivíduos apresentam genótipo com dois alelos variantes de SLC16A11, qual a frequência, em percentagem, de indivíduos que serão 25% mais propensos a desenvolver o diabetes?
Dados: Equilíbrio de Hardy-Weinberg
(p + q)2 = p2 + 2pq + q2 = 1
p = frequência do alelo variante
q = frequência do alelo normal
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe o triângulo ABC:
Na figura, o triângulo é retângulo em A e AP é a mediana relativa ao lado BC. Determine a medida do ângulo x, em graus:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
No litoral sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14 °C, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Assim, esse vento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas (em torno de 26 °C), para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência.
VIEIRA, A. C. M.; ALVES, D. S. C.; MATSCHINSKE, E. G. Influênciadas correntes oceânicas no clima do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 out. 2015.
Uma importância econômica do fenômeno apresentado reside no fato de que ele favorece o surgimento de:
- Física
Considere uma onda transversal que se propaga em uma corda muito extensa. Sobre a velocidade de propagação dessa onda, é correto afirmar-se que: