TEXTO I
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas.
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
ASSIS, M. Dom Casmurro. São Paulo: L&PM, 1997. [Fragmento]
TEXTO II
Machado inventava situações narrativas, ou narradores postos em situações: fábulas cujo drama só se completa quando levamos em conta a falta de isenção, a parcialidade ativa do próprio fabulista. Este vê comprometida a sua autoridade, o seu estatuto superior, de exceção, para ser trazido ao universo das demais personagens, como uma delas, com fisionomia individualizada, problemática e sobretudo inconfessável.
SCHWARZ, R. A poesia envenenada de Dom Casmurro.Novos Estudos. n. 29, mar. 1991. [Fragmento]
Em Dom Casmurro, o narrador-personagem Bentinho relata sua vida e seu relacionamento com a esposa Capitu e o amigo Escobar. A respeito dessa narrativa, o acadêmico Roberto Schwarz chama a atenção para a parcialidade do discurso de Bentinho que, no fragmento em análise, é identificada por meio da