Com relação a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Questões relacionadas
- Biologia
Na figura 1 considere um fragmento com uma árvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de pólen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização da árvore. Os genótipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e S4) e prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois lócus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletroforético para os lócus (Figura 2). Aqueles indivíduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel são considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) são heterozigotos.
Qual foi a doadora de pólen para a progênie S2?
- História | 1.3 União Ibérica
Uma pergunta que sempre surge quando se estuda a presença holandesa no Brasil é a seguinte: o destino do país seria diferente se tivesse ficado nas mãos do Holanda e não de Portugal?
Não há uma resposta segura para essa questão, pois ele envolve uma conjectura, uma possibilidade que não se tornou real. Quando se compara o governo de Nassau com a rudeza lusa e a natureza muitas vezes predatória de sua colonização, a resposta parece ser positiva. Mas convém lembrar que Nassau representava apenas uma tendência e a Companhia das Índias Ocidentais outra, mais próxima do empreendimento colonial português. (...) A colonização dependeu menos da nacionalidade do colonizador e mais do tipo de colonização implantado. Os ingleses, por exemplo, estabeleceram colônias bem diversas nos Estados Unidos e na Jamaica.
Fausto, Boris. História do Brasil; colaboração de Sérgio Fausto. – 14ª Edição atualizada e ampliada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. VOT2022
O questionamento apontado no texto é sempre levantado nas aulas de História do Brasil. No entanto, o historiado Boris Fausto deixa bem claro que a colonização do Brasil
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Observe a tabela seguinte. Ela traz especificações técnicas constantes no manual de instruções fornecido pelo fabricante de uma torneira elétrica.
Considerando que o modelo de maior potência da versão 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tensão nominal de 127 V, e que o aparelho está configurado para trabalhar em sua máxima potência. Qual o valor aproximado da potência ao ligar a torneira?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças estavam brincando de cabo de guerra no pátio da escola. No início da brincadeira 12 crianças estavam participando. Algumas crianças saíram. Veja como a brincadeira ficou. SMOLE, Kátia Stocco (Org). Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enunciado:
1. Quantas crianças havia ao todo?
2. Faça os cálculos e descubra quantas crianças saíram da brincadeira.
3. Quantas crianças continuaram a brincar?
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(UNICAMP) A figura abaixo exibe um retângulo ABCD decomposto em quatro quadrados.
O valor da razão AB/BC é igual a: