A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.
CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.
Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:
Questões relacionadas
- Geografia | 7. Geopolítica
Territórios extraeuropeus pertencentes aos Estados da União Europei
A ocupação desse território pelos argentinos foi durante o período de 1820 a 1833. Essa disputa de posse vem desde 1833, quando os britânicos tomaram posse e demarcaram como sendo terras britânicas. Hoje, esse território extra-europeu pertencente ao Reino Unido é reivindicado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como parte do território argentino.
O texto refere-se às ilhas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unifacs) Uma nova prótese para desobstrução arterial é absorvida pelo organismo, reduzindo os efeitos colaterais dos dispositivos metálicos, no centro cirúrgico de um Hospital, em São Paulo, médicos e enfermeiros conduziam a operação de uma mulher de 66 anos, cuja artéria coronária direita sofria uma obstrução de 93%. A angioplastia, nas últimas décadas, utilizou diversos stents de materiais diferentes. O balão de borracha, em 1977, conduzido até a obstrução arterial, onde é inflado, esmaga a placa de gordura contra a parede da artéria. Depois de seis meses de uso, em cerca de 40% dos casos, as artérias voltam a se obstruir. Em 1987, um balão pressiona a placa de gordura em direção à parede da artéria e uma prótese de aço inoxidável é implantada nessa região de modo a manter a abertura da artéria. O stent não é removido e depois de seis meses de uso, cerca de 25% dos pacientes apresentam um processo exagerado de cicatrização, o que pode causar nova obstrução. A partir de 2001, uma prótese de aço inoxidável com a superfície recoberta de medicamentos anticicatrizantes substituiria a prótese de aço inoxidável anterior. Atualmente, uma prótese feita de polímero de ácido láctico, uma espécie de plástico usado em suturas, é utilizada, como stent, que começa a ser absorvido pelo organismo após seis meses de sua implantação. Em dois anos, ele desaparece e depois de seis meses de uso, estudos com cinco anos de duração mostram que as obstruções ocorrem em apenas 2% dos pacientes, sem que ocorram casos de formação de coágulos. (LOPES, 2011, p. 132-134).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos, associados à aterosclerose, é correto afirmar:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UPE) A rica literatura sobre a Insurreição Praieira ensina que sua história tem início na década de 1840, quando apareceu, em Pernambuco, uma dissidência do Partido Liberal, mais conhecida pelo apelido de “Partido Praieiro”.
CARVALHO, Marcus J. M. de. Os nomes da Revolução: lideranças populares na Insurreição Praieira, Recife, 1848-1849.
Revista Brasileira de História, São Paulo, V. 23, nº 45, pp. 209-238, 2003. (Adaptado)
Esse movimento insurrecional teve como principal(ais) característica(s) sociopolítica(s) a
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer the question. Kid Reporter - Lorenzo Blanco
Age 9 Altadena, CA Favorite thing to do in free time: Play video games Five favorite things: My cat Boots, a good book, violin, iPad, and my phone My favorite book: The Hunger Games, by Suzanne Collins My favorite movie: The Hunger Games My favorite sport or sports team: Basketball.
How old is the kid reporter?
- Geografia | 2. Cartografia
(UECE) As escalas representam um elemento fundamental para a cartografia. Sua utilização baseia-se nas relações de proporção entre o tamanho real e o tamanho da representação. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.
I. Quanto maior a escala, menor a área representada e menor é o nível de detalhe.II. Escala é a relação que há entre a área do mapa pela área real, assim, E = d/D.III. Se a escala de um mapa é 1: 500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.Está correto o que se afirma apenas em