De certo modo o toxicômano diz a verdade sobre nossa condição social atual, quer dizer, temos a tendência de tornarmo-nos todos adictos em relação a determinados objetos, cuja presença se tornou para nós indispensável. Todas as nossas referências éticas ou morais não têm nada de sério diante do toxicômano, porque fundamentalmente somos viciados como ele.
MELMAN, C. Novas formas clínicas no início do terceiro milênio. Porto Alegre: CMC, 2003.
No trecho, o autor propõe uma analogia entre o vício individual e as práticas de consumo sustentada no argumento da
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Dependiendo de la latitud y de la altura, los cambios
meteorológicos a lo largo del año pueden ser mínimos, como
en las zonas tropicales bajas, o máximos, como en las zonas
[4] de latitudes medias.
En estas zonas se pueden distinguir periodos, que
llamamos estaciones, con características más o menos
[7] parecidas, que afectan a los seres vivos. A causa de las
variaciones climáticas que sufre la Tierra, el año está
dividido en cuatro períodos o estaciones: primavera, verano,
[10] otoño e invierno, aunque hay zonas de la Tierra donde sólo
existen dos, la húmeda y la seca (zonas monzónicas).
Las variaciones en el clima son más acusadas en las
[13] zonas frías y templadas, y más suaves o imperceptibles entre
los trópicos. Entre las cuatro estaciones, las dos primeras
componen el medio año en que los días duran más que las
[16] Noches, mientras que en las otras dos las noches son más
largas que los días.
Las variaciones se deben a la inclinación del eje
[19] Terrestre. Por tanto, no se producen al mismo tiempo en el
hemisferio Norte (Boreal) que en el hemisferio Sur (Austral),
sino que están invertidos el uno con relación al otro.
[22] Mientras la Tierra se mueve con el eje del Polo
Norte inclinado hacia el Sol, el del Polo Sur lo está en
sentido contrário y las regiones del primero reciben más
[25] Radiación solar que las del segundo. Posteriormente se
invierte este proceso y son las zonas del hemisferio boreal las
que reciben menos calor.
Internet: <www.astromia.com> (con adaptaciones).
Basándose en el texto de arriba, juzgue lo ítem siguiente.
Los cambios de tiempo son mínimos en las zonas de latitudes médias.
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar.se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas.
Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré0socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré.socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
TEXTO DE APOIO:
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão Ana Lucia Britto Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles
A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador
FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
No quinto parágrafo, a pesquisadora afirma que o marco regulatório para o setor de saneamento “traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania”. Assinale a alternativa que, segundo o texto, traz um aspecto que evidencia essa visão.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔHf° = – 394,0 kJ/mol II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔHf° = – 286,0 kJ/mol
III. 2 C(grafite) + 3 H2(g) + ½ O2(g) →C2H5OH(l) ΔHf° = – 278,0 kJ/mol
A produção de etanol de cana-de-açúcar com o objetivo da utilização em veículos automotivos está incluído no programa de desenvolvimento energético sustentável brasileiro, uma vez que, na queima desse biocombustível, o dióxido de carbono é praticamente absorvido pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I, II e III, pode-se afirmar, do ponto de vista energético, que:
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Uma turma de 8º ano recebeu as provas de Matemática entregues pelo professor. As notas foram as seguintes:
4,9 – 8,2 – 6,5 – 7,2 – 8,0 – 7,4 – 4,5 – 8,0 – 7,2 – 9,1 – 8,4 – 6,4 – 7,2 – 8,5 – 6,0.
A média das notas dessa turma, aproximada até a ordem dos décimos, foi: