Uma turma de 8º ano recebeu as provas de Matemática entregues pelo professor. As notas foram as seguintes:
4,9 – 8,2 – 6,5 – 7,2 – 8,0 – 7,4 – 4,5 – 8,0 – 7,2 – 9,1 – 8,4 – 6,4 – 7,2 – 8,5 – 6,0.
A média das notas dessa turma, aproximada até a ordem dos décimos, foi:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIC) O que essa lama provoca? Segundo a coordenadora do núcleo de emergências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, de Minas Gerais, a lama atingiu uma extensão de 80km do leito d’água na região. Uma das consequências é o assoreamento, ou seja, o acúmulo de sedimentos na calha do rio, causando impactos socioeconômicos e ambientais. Conforme o Ibama, houve alterações nos padrões de qualidade da água (turbidez, sólidos em suspensão e teor de ferro). Um dos impactos é a mortandade de animais, terrestres e aquáticos, por asfixia. Já no rio Doce, onde chega mais diluída, a morte de peixes ocorre pelo sistema respiratório, complementa o instituto.
(O QUE essa lama provoca?..., 2015).
Entre as diversas repercussões, devido ao acidente mencionado no texto, inclui
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
Desenvolvido na década de 1990, o Orlistate é um remédio elaborado para ajudar com a perda de peso, inclusive de pacientes com obesidade. A ação do Orlistate se dá diretamente no sistema digestivo, pois ele impede que aproximadamente 30% da gordura de cada refeição seja absorvida pelo seu organismo, visto que há bloqueio das enzimas que desdobram a gordura em fragmentos menores.
As enzimas que o Orlistate bloqueia correspondem às
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) Retire do texto um argumento que seja introduzido por uma conjunção.
B) Avalie se o argumento defende a tese favorável ou contrária ao uso do celular nas escolas e salas de aula.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe o triângulo ABC:
Na figura, o triângulo é retângulo em A e AP é a mediana relativa ao lado BC. Determine a medida do ângulo x, em graus:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a
imagem de um vidro mole que fazia uma volta atrás
de casa.
Passou um homem e disse: Essa volta que o
rio faz por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que
fazia uma volta atrás de casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.
BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro; Best Seller. 2008.
O sujeito poético questiona o uso do vocábulo “enseada” porque a