O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.
GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).
A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIPÊ)
Sabendo-se que linhagens genealógicas ameríndias, europeias e africanas contribuíram para a composição da população brasileira, decidimos mapear, na população branca do Brasil atual, as distribuições espaciais das linhagens em um contexto histórico. As populações foram estudadas com dois marcadores moleculares de linhagens genealógicas: o cromossomo Y e o DNA mitocondrial.
(PENA, 2002, p.11)
Nos espaços A e B, está ilustrada a transmissão hereditária do DNA mitocondrial e a do cromossomo Y de uma mesma família. Em A, as pessoas destacadas em cinza (têm DNA mitocondrial idêntico) e em B as pessoas destacadas em cinza (cromossomos Y idênticos.)
Considerando-se conhecimentos fundamentais da genética e as informações constantes na apresentação da questão, é correto concluir: - Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal? Onde mora seu encanto?
O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias, imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade.
Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos.
Os jornais vão acabar, garantem os especialistas. E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer com as outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica, digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia,opinião, humor, debate, de uma forma só dele.
Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos blogs, o que está nos sites dos veículos on-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática,uma foto parada,um infográfico fixo?
LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado).
Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias. A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UFOP) A ideia de se utilizarem organismos vivos como armas biológicas é antiga. Logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em que aviões derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, houve um atentado bioterrorista em que foram utilizadas culturas de bactérias Bacillus anthracis. A doença Carbúnculo, causada por essa bactéria, é tratável com antibióticos, se for logo diagnosticada. Em um experimento laboratorial, se acrescentarmos um antibiótico bactericida a uma cultura de B. anthracis, a divisão celular dessa bactéria ficará prejudicada. Considere o crescimento dessa cultura bacteriana em três fases distintas, expressas no seguinte gráfico:
Assinale a alternativa que mostra em qual dessas fases o antibiótico bactericida deve ser acrescentado para ser mais eficiente.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a imagem a seguir, que representa a comparação entre os calendários hebreu, cristão e muçulmano.
Disponível em: BRAICK, Patrícia Ramos. Das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p.22.
Explique por que o calendário adotado no Ocidente é chamado de calendário cristão.
- História | 3.2 Era Vargas
Raça inassimilável e egoísta. Ingrata, sem patriotismo e altamente prejudicial ao país que a abriga. Psicologicamente degenerada. Estupidamente intolerante. Em, matéria religiosa, considera inimiga o resto da humanidade. Os indivíduos não se adaptam a nenhum trabalho produtivo. São comerciantes, usuários ou servem de intermediários para qualquer negócio. Vivendo exclusivamente da exploração do próximo, é desumano e sem escrúpulo. Procuram sempre as cidades onde se aglomeram em bairros imundos, sem higiene, passando a maior parte do tempo, como todos os sedentários em intermináveis discussões sobre temas religiosos ou comerciais. Quase todos são comunistas militantes ou simpatizantes do credo vermelho.
(Maria Luiza Tucci Carneiro. O Anti-Semitismo na Era Vargas)
O texto expressa o parecer do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio sobre os judeus. Assim, a postura do governo brasileiro, especialmente no início do Estado Novo, quanto ao assunto foi