(FGV) A figura ilustra a prófase do processo de divisão celular.
Considerando que se trata de uma divisão equacional, os cromossomos estão
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFSJ) Dentre as briófitas, as espécies do gênero Sphagnum destacam-se por sua importância econômica, pois formam a turfa. A turfa seca é queimada para fornecer energia em regiões como o norte da Europa e Ásia. A utilização da turfa como fonte de energia só é possível porque é formada pelo acúmulo de musgos mortos em terrenos
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UNICENTRO)
Um corpo em repouso, apoiado sobre uma mesa horizontal lisa, se encontra preso à extremidade de uma mola de constante elástica igual a 0,9 N/m, conforme figura. O corpo é, então, deslocado de 2,0 m de sua posição de equilíbrio e solto, começando a oscilar.
Sabendo-se que o tempo gasto pelo corpo para atingir, pela primeira vez, a posição de equilíbrio é de 1,0 s e que π = 3, a massa do corpo, em kg, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe atentamente a charge.
CLAUDIUS. 20 anos de prontidão. 1984. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006, p. 93.
A charge do cartunista Claudius ironiza o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), repartição das polícias civis estaduais e símbolo da máquina repressiva do Regime Militar.
Estabeleça relações entre a máquina repressiva do Regime e a cultura do medo.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir.
A imagem retrata protestos contra a Ditadura militar no Brasil que teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964 e estendeu-se até 1985. Neste período, marcado pela repressão e pela censura, cinco presidentes militares governaram o país.
Associe os presidentes com realizações do seu governo.
- Castelo Branco
- Costa e Silva
- Médici
- Ernesto Geisel
- João Baptista Figueiredo
( ) iniciou no seu governo o lento processo de transição para a democracia – a abertura política.
( ) decretou a lei de anistia e a lei que restabelecia o pluripartidarismo no Brasil.
( ) foi o primeiro presidente da ditadura, estabeleceu eleições indiretas para presidente e o bipartidarismo.
( ) instituiu o AI-5 no final de 1968, diante do crescimento da oposição ao regime militar.
( ) foi considerado o governo mais duro e repressivo, sendo denominado de “anos de chumbo”.
A sequência correta é: