O Instituto Luiz Coimbra (UFRJ) lançou o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio do Hemisfério Sul, com tecnologia inteiramente nacional. Sua tração provém de três fontes de energia, sendo uma delas a pilha de combustível, na qual o hidrogênio, gerado por um processo eletroquímico, reage com o oxigênio do ar, formando água.
FRAGA, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).
A transformação de energia que ocorre na pilha de combustível responsável pelo movimento do ônibus decorre da energia cinética oriunda do(a):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos. Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera as suas instruções aos gritos. Seu Lula não queria vadiação naquele engenho. Agora, todas as tardes, os negros teriam que rezar as ave-marias. Negro não podia mais andar de reza para S. Cosme e S. Damião. Aquilo era feitiçaria. [...]
E o feitor Deodato, com a proteção do senhor, começou a tratar a escravatura como um carrasco. O chicote cantava no lombo dos negros, sem piedade. Todos os dias chegavam negros chorando aos pés de D. Amélia, pedindo valia, proteção contra o chicote do Deodato. A fama da maldade do feitor espalhara-se pela várzea. O senhor de engenho do Santa Fé tinha um escravo que matava negro na peia. [...] E o Santa Fé foi ficando assim o engenho sinistro da várzea.
RÊGO, J. L. Fogo morto. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
A condição dos trabalhadores escravizados do Santa Fé torna-se exponencialmente aflitiva após a morte da senhora do engenho. Nessa passagem, o sofrimento a que se submetem é intensificado pela reação à
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Em todas as datas cívicas a máquina é agora uma parte importante das festividades. Você se lembra que antigamente os feriados eram comemorados no coreto ou no campo de futebol, mas hoje tudo se passa ao pé da máquina. Em tempo de eleição todos os candidatos querem fazer seus comícios à sombra dela, e como isso não é possível, alguém tem de sobrar, nem todos se conformam e sempre surgem conflitos. Felizmente a máquina ainda não foi danificada nesses esparramos, e espero que não seja. A única pessoa que ainda não rendeu homenagem à máquina é o vigário, mas você sabe como ele é ranzinza, e hoje mais ainda, com a idade. Em todo caso, ainda não tentou nada contra ela, e ai dele. Enquanto ficar nas censuras veladas, vamos tolerando; é um direito que ele tem.
VEIGA, J. J. A máquina extraviada. In: MORICONI, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).
A presença do inusitado ou do fantástico na vida cotidiana é frequente na obra de José J. Veiga.
No fragmento, a situação de singularidade experimentada pelas personagens constrói-se a partir do:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIDERP) Na busca por uma boa saúde, é importante ter uma alimentação adequada e, para isso, é necessário seguir certas regras que mantenham um equilíbrio entre o trabalho e o descanso, já que estes influenciam nas funções fisiológicas do corpo humano e acarretam desordem nos mecanismos da energia. As necessidades calóricas de cada indivíduo variam de acordo com sua idade, seu tamanho, seu peso e sua quantidade de massa muscular.
Considere um adulto normal com necessidade calórica diária igual a 2,4 kcal, 1,0 kcal igual a 4,2kJ, e a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s². Sendo essa energia utilizada para elevar um bloco de massa igual a 8,4kg, a altura que ele seria erguido, em hm, é igual a
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(IFRN) Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas se definem por serem aquelas que:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(BAHIANA)
O nitrato de amônio, NH4NO3(s), fertilizante utilizado para aumentar a produção agrícola, é decomposto por aquecimento, de acordo com a reação representada pela equação química, o que pode provocar explosões. Além disso, o uso desse fertilizante em excesso contribui para a poluição ambiental porque a solução aquosa contendo íons nitrato, NO3(aq), ao escorrer para lagos e rios, provoca o crescimento anormal de plantas aquáticas e a contaminação do sistema de abastecimento, o que causa a síndrome da “doença azul” em bebês que ingerem a água contendo nitratos, em uma concentração que afeta o nível de oxigênio no sangue, dentre outras doenças.
Considerando-se as informações do texto, a equação química que representa a reação de decomposição do nitrato de amônio, e, admitindo-se que o limite de nitratos, NO3(aq), estabelecido para a água potável é de 44mgl–1, é correto afirmar: