DAHMER, A. Disponível em: www.malvados.com.br. Acesso em: 15 maio 2013.
Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, esses quadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedades contemporâneas, pois:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
En el fragmento del texto, “Según el Grupo Intergubernamental de Expertos sobre el Cambio climático, cabe predecir que la temperatura del planeta habrá aumentado entre 1.4 y 5.8 grados centígrados en 2100.” la expresión destacada hace referencia al tiempo
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Considere as proposições sobre a luz e assinale a alternativa incorreta:
- Física | 1. Introdução à Física
O fumo é comprovadamente um vício prejudicial à saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um fumante médio, ou seja, aquele que consome cerca de 10 cigarros por dia, ao chegar à meia-idade terá problemas cardiovasculares. A ordem de grandeza do número de cigarros consumidos por este fumante durante 30 anos é de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto a seguir sobre crianças que trabalham no Haiti e responda à questão “Infância em Perigo”.
(UNICEF) Segundo a UNICEF, cerca de 300 mil crianças entre 5 a 17 anos estão submetidas à exploração doméstica infantil, ou seja, são Restavecs. Restavecs é uma criança Haitiana que se torna um escravo a partir do momento em que é doada pelos seus pais a famílias urbanas. A doação é feita na esperança que tenham uma vida digna, mas a realidade é outra.Essas crianças viram escravas afirma Jean Robert Cadet autor do livro “Restavec: um menino escravo no Haiti” que já foi um Restavec.
Um Restavec, por exemplo, com cinco ou seis anos, acorda cedo prepara o café da manhã para a família, busca água no poço para todos da família tomarem banho, deve lavar louças, roupas e arrumar as crianças para as escolas e ao retornar deve cozinhar para toda a família. E, muitas vezes, dorme sem comer ou come os restos das comidas.
As meninas são as mais favoráveis nesse trabalho. Disponível em:<http://criancanaotrabalha1.blogspot.com.br/>Acesso em 13 de mar. 2014.
Enunciado:
O trabalho feito por uma criança Restavec é uma forma de exploração do trabalho infantil, o que é diferente do trabalho como forma de socialização.
Explique a diferença entre essas duas formas de trabalho.
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFSUL) Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?
Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente
No final de maio, Pernambuco se tornou o mais novo Estado brasileiro a proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula. A lei sancionada no estado nordestino 1vai ao encontro de normas semelhantes adotadas no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, entre outros. 2Também em maio, uma pesquisa publicada pela London School of Economics and Political Science (LSE) revelou que as escolas britânicas que baniram os celulares registraram um aumento de 6% no desempenho de seus alunos. Segundo o estudo, os aparelhos seriam uma causa de distração dos estudantes.
3No entanto, professores e pesquisadores acreditam que, em vez de proibir, as escolas deveriam usar os dispositivos móveis como ferramenta pedagógica. É o caso do professor de Física, de Minas Gerais, André Parreira. Mestre em tecnologia educacional, ele trabalha na capacitação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. “É preciso reconhecer o celular como parte da vida do aluno, e não pode haver um abismo entre a vida e a escola. A questão é ter um projeto pedagógico.”
4Além da questão utilitária, o aparelho também pode ser um fator de motivação dos estudantes, defende o psicopedagogo Eugênio Cunha, professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense. Para ele, a questão é saber motivar a turma. “Posso até proibir o celular, mas será que eu vou propor uma aula mais atraente? Acredito que disciplinar seja mais eficiente do que proibir.” 5Segundo Cunha, o professor deve “ocupar” o aparelho, propondo atividades e fazendo com que os estudantes saibam que, em outros momentos, o aparelho precisará ser guardado. [...]
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html. Em 15 jul. 2015.
A expressão “vai ao encontro de” (ref. 1), poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por