(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://www.weblogcartoons.com. Acesso em: 13 jul 2010.
Os aparelhos eletrônicos contam com um número cada vez maior de recursos. O autor do desenho detalha os diferentes acessórios e características de um celular e, a julgar pela maneira como os descreve, ele:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, no original) é um filme de 1971. Dirigido e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, o filme é baseado do romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. A história é passada no Reino Unido, num futuro distópico marcado pela violência e o autoritarismo. Alexander Delarge, o protagonista, lidera uma gangue de jovens marginais que espalham o caos, através de atos de violência gratuita. Explorando questões sociais e políticas intemporais, Laranja Mecânica reflete sobre temas como a delinquência juvenil, a psiquiatria, o livre arbítrio e a corrupção moral das autoridades. Perturbador e repleto de imagens cruas de violência, se tornou um filme cult, aclamado pelo público e a crítica, e apontado como uma das obras mais icônicas de Kubrick.
Disponível em: https://www.culturagenial.com. Acesso em 25 ago. 2020.
O filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, é apresentado por Carolina Marcello, Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Pelas características estruturais do texto, é possível considerar que se trata de uma resenha, já que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto abajo con atención.
Seguramente ya sabes que en casi todos los países de América Latina se habla español. Lo que no es tan conocido es el hecho de que en estos países, desde México hasta Argentina, se hablan muchísimas otras lenguas, que ya se hablaban antes de la llegada de los españoles y los portugueses. Algunas lenguas desaparecieron, otras todavía se hablan.
La población de toda América Latina es muy variada: hay blancos, negros, mestizos e indígenas. En muchos países, los indígenas son más de la mitad de la población, por ejemplo en Guatemala y en Bolivia. Por eso, en todos los países latinoamericanos se habla más de una lengua. En Colombia se hablan unas 70 lenguas, en Perú unas 60, en México unas 50, en Bolivia unas 30, en Guatemala unas 20, en Chile unas 10…
Las lenguas más habladas actualmente en América Latina son el nahuátl o azteca, el quiché (una legua maya), el quechua, el aimara, el guaraní y el mapuche.
Disponible en <https://www.hueber.de/media/36/mirada-lk-L14.pdf>. Acceso el 09/01/2019.
Según el texto ¿en qué países los indígenas son más de la mitad de la población?
- Geografia | 6.5 Indústria
A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.
SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial:mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.
A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e:
- História
Durante a Idade Média europeia, os servos tinham diversas obrigações.
Relacione a 2a coluna de acordo com a 1a:
1a Coluna
( 1 ) corveia.
( 2 ) talha.
( 3 ) banalidade.
( 4 ) censo.
2a Coluna
( ) Presente obrigatório em ocasiões festivas e, principalmente, pagamento pelo uso de instalações como celeiro, moinho, forno e lagar.
( ) Trabalho forçado no cultivo da reserva senhorial, geralmente em três dias por semana, podendo ser estendido à construção e reparação de pontes e estradas.
( ) Espécie de renda paga pelos vilões ou homens livres.
( ) Pagamento de uma parte da colheita nos campos dos servos ou dos vilões.
A ordem que relaciona corretamente a segunda coluna, em relação à primeira, é a seguinte:
- Filosofia | 3. Medieval
Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.
AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).
Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque: