A figura que segue é formada por 5 quadrados congruentes, cuja medida do lado é L, e um quadrado ABCD com vértices em um único vértice de quatro dos cinco quadrados.
A área do quadrado ABCD é equivalente à área de um retângulo de lados:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Observe a tira abaixo.
Considere as seguintes informações sobre a adrenalina (epinefrina).
I. É um dos neurotransmissores liberados pela extremidade do dendrito que pode participar da transmissão do impulso nervoso.
II. Possibilita o aumento da frequência cardíaca, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos.
III. Aumenta o metabolismo de proteínas e de gorduras, disponibilizando mais energia.
Quais estão corretas?
- Literatura | 4.1 Romantismo
(PUC-SP) O camucim, que recebeu o corpo de Iracema, embebido de resinas odoríferas, foi enterrado ao pé do coqueiro, à borda do rio. Martim quebrou um ramo de murta, a folha da tristeza, e deitou-o no jazigo de sua esposa.
A jandaia pousada no olho da palmeira repetia tristemente:
– Iracema!
O trecho acima, do romance Iracema, refere a morte da personagem, cuja causa deu-se
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Dois DJs, A e B, tocam em festas noturnas. Para animar uma festa, tanto o DJ A quanto o B cobram um valor fixo, em real, acrescido de uma taxa por hora de duração da festa. A taxa de acréscimo cobrada pelo primeiro corresponde a R$ 40,00 por hora, enquanto o segundo cobra um acréscimo de R$ 80,00 por hora.
No plano cartesiano a seguir, estão esboçados os gráficos das funções y = f(t) e y = g(t), que representam, respectivamente, os valores cobrados pelos DJs A e B, em função do tempo (t), em hora, de duração da festa.
É mais vantajoso contratar o DJ A do que o B para tocar em uma festa se, e somente se, o tempo de duração dela for
- História | 4. Patrimônio Cultural
Os tropeiros foram figuras decisivas na formação de vilarejos e cidades do Brasil colonial. A palavra tropeiro vem de "tropa" que, no passado, se referia ao conjunto de homens que transportava gado e mercadoria. Por volta do século XVIII, muita coisa era levada de um lugar a outro no lombo de mulas. O tropeirismo acabou associado à atividade mineradora, cujo auge foi a exploração de ouro em Minas Gerais e, mais tarde, em Goiás. A extração de pedras preciosas também atraiu grandes contingentes populacionais para as novas áreas e, por isso, era cada vez mais necessário dispor de alimentos e produtos básicos. A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos, os tropeiros comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. O feijão tropeiro é um dos pratos típicos da cozinha mineira e recebe esse nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado.
Disponível em http://www.tribunadoplanalto.com.br. Acesso em: 27 nov. 2008.
A criação do feijão tropeiro na culinária brasileira está relacionada à
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EFOMM) Em um calorímetro ideal, no qual existe uma resistência elétrica de 10 W de potência por onde passa uma corrente elétrica, é colocado 1 L de água a 12 oC e 2 kg de gelo a 0 oC Após duas horas, tempo suficiente par que água e gelo entrem em equilíbrio térmico e supondo que toda a energia fornecida foi absorvida pelo conteúdo do calorímetro, qual é o percentual de massa de água líquida contida no calorímetro?