(UNEAL) Das características indicadas nas alternativas, aquela que pode contribuir para uma especiação simpátrica é a
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
As torres Puerta de Europa são duas torres inclinadas uma contra a outra, construídas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical e elas têm, cada uma, uma altura de 114 m (a altura é indicada na figura como o segmento AB). Estas torres são um bom exemplo de um prisma oblíquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.
Utilizando 0,26 como valor aproximado para a tangente de 15° e duas casas decimais nas operações, descobre-se que a área da base desse prédio ocupa na avenida um espaço:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Disponível em: www.assine.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias:
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2005 1ª FASE) Os hidrocarbonetos isômeros antraceno e fenantreno diferem em suas entalpias (energias). Esta diferença de entalpia pode ser calculada, medindo-se o calor de combustão total desses compostos em idênticas condições de pressão e temperatura.
Para o antraceno, há liberação de 7060 kJ mol–1 e para o fenantreno, há liberação de 7040 kJ mol–1. Sendo assim, para 10 mols de cada composto, a diferença de entalpia é igual a
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT) Considere um corpo de 200,0g caindo de uma altura de 5,0m e atingindo o solo, sendo decorridos 4,0 ms desde o instante em que o corpo toca o solo até ele atingir a condição de repouso.
Sabendo-se desprezível a resistência do ar e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², é correto afirmar que a intensidade da força média exercida pelo solo sobre o corpo, em kN, é igual a
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNICENTRO)
2N2O5 (g) -> 4NO2 (g) + O2 (g) velocidade = k [N2O5]
Os expoentes na lei da velocidade de uma reação química, denominados ordem de reação, indicam como a velocidade é afetada pela concentração de cada reagente. Assim, a partir dessas informações, da equação química de decomposição de N2O5(g) e da expressão da velocidade dessa reação, é correto afirmar: