Texto base: Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder à questão.
Enunciado:
Escritas deste modo, as frases “então eu não fiquei por perto para discutir“ (l. 15-16) e “rezei para que [...] ele tivesse tomado todas as vacinas” (l. 16-17) dão ao leitor a ideia de que o autor está descrevendo a cena com um toque de
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
A expressão popular "estômago de avestruz" é utilizada para definir pessoas que comem de tudo e não enfrentam problemas digestivos com isso.
Sobre o processo alimentar das aves, assinale a afirmação correta.
- História | 3.5 Nova
(FUVEST 2013 1° FASE) A população indígena brasileira aumentou 150% na década de 1990, passando de 294 mil pessoas para 734 mil, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento médio anual foi de 10,8%, quase seis vezes maior do que o da população brasileira em geral.
http://webradiobrasilindigena.wordpress.com, 21/11/2007.
A notícia acima apresenta
- Física | B. Força Magnética
(EFOMM) Um fio de resistência 5 ohms e 2,4 m de comprimento forma um quadrado de 60 cm de lado. Esse quadrado é inserido por completo, com velocidade constante, durante 0,90 segundos em um campo magnético constante de 10 T (de forma que a área do quadrado seja perpendicular às linhas do campo magnético). A intensidade de corrente que se forma no fio é i1. Outro fio reto de 2,0 m de comprimento possui uma intensidade de corrente i2, quando imerso em um campo magnético constante de módulo 10 T. A força magnética que atua no fio possui módulo 8,0 N.
A direção da força é perpendicular à do fio e à direção do campo magnético. A razão entre os módulos de i1 e i2 é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
A) De acordo com as imagens, indique duas características da religiosidade do povo egípcio.
B) A partir da técnica de mumificação dos seus mortos, que contribuições os egípcios deixaram para a medicina?
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho da reportagem e observe a imagem abaixo.
Uma rachadura gigante, que se estende por vários quilômetros, apareceu de repente no sudeste do Quênia [...] relembrou um fato geralmente esquecido: a África está se dividindo.
Como há 138 milhões de anos, quando o Brasil começou a se afastar do continente africano, a região conhecida como Chifre da África deve, daqui algumas dezenas de milhões de anos, formar um novo continente.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/04/
rachadura-gigante-no-quenia-mostra-que-africa-se-dividira-em-duas.html. Acesso em: 21 jan. 2019.
O fenômeno em questão está relacionado à formação do relevo africano; trata-se de