Uma pessoa decidiu depositar moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos em um cofre durante certo tempo. Todo dia da semana ela depositava uma única moeda, sempre nesta ordem: 1, 5, 10, 25, 50, e, novamente, 1, 5, 10, 25, 50, assim sucessivamente.
Se a primeira moeda foi depositada em uma segunda-feira, então essa pessoa conseguiu a quantia exata de R$ 95,05 após depositar a moeda de:
Questões relacionadas
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Após observar o aumento mensal na conta de luz de sua residência, um consumidor colocou em um gráfico de barras, mostrado a seguir, os valores dos pagamentos realizados nos últimos quatro meses.
Se o aumento observado prosseguir mensalmente, quanto esse consumidor deverá pagar em junho desse mesmo ano?
- História | Geral
Na civilização grega, encontram-se as bases da cultura ocidental. No legado deixado pelos gregos NÃO está:
- Matemática | 10. Estatística
(UFJF) Um nutricionista indicou três dietas diferentes para grupos de pacientes que gostariam de perder peso (em quilogramas). A tabela a seguir indica a perda de peso (em quilogramas) por paciente de cada grupo.
A partir desses dados, a média de perda de peso do grupo 1, a mediana de perda de peso do grupo 3 e a moda da perda de peso do grupo 2 é dado, respectivamente, por:
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
TEXTO I
Disponível em: www.cefivasf.univasf.edu.br. Acesso em: 6 jun. 2013.
TEXTO II
Partindo do chão coletivo da comunidade rural ou das cidades, à medida que se impregna de um ethos urbano — seja por migração, seja pela difusão de novos conteúdos midiáticos —, irão surgindo indivíduos que, na área da visualidade, gerarão uma obra de feição original, autoral, única. O indivíduo-sujeito recorre à memória para a construção de uma biografia, a fim de criar seu projeto artístico, a sua identidade social.
FROTA, L. C. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro (século XX). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
A partir dos textos apresentados, os trabalhos que são pertinentes à criação popular caracterizam-se por
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, provocariam resistências.Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudo individuação entendemos o envolvimento da cultura de massas com uma aparência delivre-escolha. A padronização musical mantém os indivíduos enquadrados, por assim dizer, escutando por eles. A pseudo individuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles,“pré-digerido”.
ADORNO,T. Sobre música popular. In:Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno. SãoPaulo: Ática, 1986 (adaptado).
Em termos filosóficos, a pseudo individuação é um conceito