Na civilização grega, encontram-se as bases da cultura ocidental. No legado deixado pelos gregos NÃO está:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Crescimento populacional mundial, 1700-2100
Disponível em: https://ourworldindata.org. Acesso em: 15 mar. 2022 (adaptado).
A análise do gráfico mostra que o período de
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(UFSCAR – ADAPTADA) Uma pesquisa ecológica determinou que a população P de pererecas de uma determinada região, medida em centenas, depende da população M de insetos, em milhares, de acordo com a equação . A população de insetos, por sua vez, varia com a precipitação C de chuva, em centímetros, de acordo com a equação M(C) = 43C + 7,5.
A população de pererecas em função da precipitação é dada por
- Matemática | 18. Polinômios
(IME) Seja P(x) = x² + ax + b. Sabe-se que P(x) e P(P(P(x))) têm uma raiz em comum. Pode-se afirmar que para todo valor a e b:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(FCMMG) “A velocidade de propagação do estímulo nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s Tais velocidades, no entanto, são insuficientes para coordenar as ações de animais de grande porte. Em uma girafa, por exemplo, um impulso que viajasse à velocidade de 1m/s levaria entre três e quatro segundos para percorrer a distância que vai da pata traseira ao encéfalo. Se fosse essa realmente a velocidade de condução nervosa na girafa, ela seria um animal lento e descoordenado, incapaz de enfrentar situações que exigissem respostas rápidas”. No entanto, sabemos que a propagação do impulso pode atingir velocidades de até 200m/s o que é garantido pela presença de: