Uma indústria fabrica um único tipo de produto e sempre vende tudo o que produz. O custo total para fabricar uma quantidade q de produtos é dado por uma função, simbolizada por CT, enquanto o faturamento que a empresa obtém com a venda da quantidade q também é uma função, simbolizada por FT. O lucro total(LT)obtido pela venda da quantidade q de produtos é dado pela expressão LT(q) = FT(q) – CT(q).
Considerando-se as funções FT(q) = 5q e CT(q) = 2q + 12 como faturamento e custo, qual a quantidade mínima de produtos que a indústria terá de fabricar para não ter prejuízo?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
No fundo do quintal de sua casa, um rapaz montou uma pequena horta usando, além de terra, folhas secas e pedaços de madeira. Ali cultivou hortaliças que abasteciam as necessidades de sua família. O tempo passou e o rapaz percebeu que alguns cogumelos começaram a aparecer na madeira e nas folhas. Imediatamente colocou um fungicida na plantação, conseguindo eliminar somente os cogumelos.
Em consequência disso, as hortaliças provavelmente
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(FATEC) Durante a Idade Média, era comum o procedimento chamado de transfusão braço a braço, no qual uma pessoa tinha uma de suas artérias do braço conectada diretamente, por meio de um tubo, à veia de outra pessoa. Muitos pacientes faleciam ao receber a transfusão de sangue dessa forma, devido ao desconhecimento, na época, das complicações relacionadas à incompatibilidade de sangues no sistema ABO. Considere que um médico desse período estivesse com um paciente necessitando urgentemente de uma transfusão de sangue e que havia cinco indivíduos à disposição para fazer a doação, via transfusão braço a braço. Suponha que os tipos sanguíneos das pessoas envolvidas nessa situação eram os seguintes:
Se o médico tivesse de escolher, aleatoriamente, um dos cinco indivíduos para realizar a transfusão, a probabilidade de que o paciente recebesse um sangue compatível, com relação ao sistema ABO, seria de
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras. Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as leguminosas as mais difundidas.
ANUNCIAÇÃO, G. C. F. Disponível em: www.muz.ifsuldeminas.edu.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIFACS) A decoada é um fenômeno natural típico do Pantanal. Ocorre quando há excesso de matéria orgânica, que se decompõe na água com as inundações, entre os meses de outubro e março, e fica submersa nos córregos e rios. Decoada significa “deterioração da qualidade da água” e acontece, normalmente, no início do processo de inundação do Pantanal. Como as planícies ficam cheias de vegetação morta, a quantidade de oxigênio, gás essencial à vida, é reduzida. Por outro lado, há o aumento do gás carbônico na água, resultado da decomposição das plantas. Esses dois fatores associados — redução do oxigênio e aumento do gás carbônico — podem levar à morte peixes e outros organismos, como algas, bactérias, protozoários e invertebrados, que ficam sem oxigênio dissolvido na água. Logo, nesse período, é comum observar peixes subindo à superfície da água.
(COLOMBINI, 2011, p. 6-8)
Com base nas informações no texto e nos conhecimentos associados ao Bioma Pantanal, é correto afirmar:
- Biologia | 09. Botânica
(Uel ) As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas.
Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.