Assinale a alternativa que mostra a reação correta.
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fluviatilis) habitam os rios da Amazônia. Esses animais pertencem
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(FUVEST 2012 1ª FASE) Em uma festa com n pessoas, em um dado instante, 31 mulheres se retiraram e restaram convidados na razão de 2 homens para cada mulher. Um pouco mais tarde, 55 homens se retiraram e restaram, a seguir, convidados na razão de 3 mulheres para cada homem.
O número n de pessoas presentes inicialmente na festa era igual a
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Durante uma tempestade podemos perceber duas manifestações ondulatórias: o relâmpago, propagando ondas luminosas e o trovão, propagando ondas sonoras. É muito comum termos medo do som produzido pelo trovão que ocorre logo após o relâmpago, mas na verdade o perigo mesmo já passou, uma vez que durante a produção do relâmpago ocorre a descarga elétrica que eventualmente causa estragos nas redes elétricas e até mortes.
O medo provocado nas pessoas durante o trovão ocorre porque o (a)
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Earthwork
Outros Nomes
Arte da Terra, Earth-Art, Land Art
Definição
A "arte da terra" inaugura uma nova relação com o ambiente natural, sendo muitas vezes designada como ramo da environment art [arte do ambiente]. Não mais paisagem a ser captada e representada, nem manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a natureza agora é o locus onde a arte finca raízes. Desertos, lagos, canyons, planícies e planaltos oferecem-se aos artistas que realizam intervenções sobre o espaço físico. Em Double Negative [Duplo Negativo], 1969, por exemplo, Michael Heizer abre grandes fendas no topo de duas mesetas do deserto de Nevada, Estados Unidos, com a remoção de 240 mil toneladas de terra. Um ano depois, Robert Smithson realiza Spiral Jetty [Píer ou Cais Espiral], gigantesco caracol de terra e pedras construído sobre o Great Salt Lake, em Utah, Estados Unidos. A partir de 1971, Walter de Maria concebe o que em 1977 recebe o nome de The Lightning Field [O Campo dos Raios]. Num imenso platô ao sul do Novo México, Estados Unidos emoldurado por montanhas ao fundo, o artista finca 400 pára-raios de aço inoxidável, espalhados em distância regular um do outro, cobrindo totalmente a área.
Nos três casos, o trabalho artístico dirige-se à natureza, transformando o entorno, com o qual se relaciona intimamente. As obras, de grandes dimensões, resistem à observação distanciada, a não ser por meio de fotografias e filmes. Para experimentá-las, é preciso que o sujeito se coloque dentro delas, percorrendo os caminhos e passagens que projetam. Ancorados num tempo e espaço precisos, os trabalhos rejeitam a sedução do observador ou as sugestões metafóricas. Põem ênfase na percepção, pensada como experiência ou atividade que ajuda a produzir a realidade descoberta. O trabalho de arte é concebido como fruto de relações entre espaço, tempo, luz e campo de visão do observador.
Retirado do site: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3649
Double Negative, Michael Heizer, 1969
Converse com a turma acerca do tema e proponha a realização de uma Land Art em miniatura. Peça que coletem materiais da natureza, como folhas, gravetos, pedrinhas, conchas, sementes, flores, etc. O trabalho deverá ser a partir de uma composição figurativa ou abstrata, que seja harmoniosa, onde cada aluno deverá utilizar seus conhecimentos sobre os elementos visuais como o ponto, a linha, a cor, textura, volume. Proponha que cada aluno leve como suporte do trabalho uma caixa rasa, tipo caixa de camisa, contendo um pouco de areia, aproximadamente 3 cm. de altura. Nesse espaço ele terá que compor com os materiais coletados da natureza.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma exposição no espaço externo da escola que tenha bastante circulação.
A seguir alguns exemplos:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Cem anos depois
Vamos passear na floresta
Enquanto D. Pedro não vem.
D. Pedro é um rei filósofo,
Que não faz mal a ninguém.
Vamos sair a cavalo,
Pacíficos, desarmados:
A ordem acima de tudo.
Como convém a um soldado.
Vamos fazer a República,
Sem barulho, sem litígio,
Sem nenhuma guilhotina,
Sem qualquer barrete frígio.
Vamos, com farda de gala,
Proclamar os tempos novos,
Mas cautelosos, furtivos,
Para não acordar o povo.
(José Paulo Paes, O melhor poeta da minha rua, em Fernando Paixão (sel. e org.), Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2008, p.43.)
O tom irônico do poema em relação à história do Brasil põe em evidência