(UFTM) Em 1801, em todo o continente [europeu], não havia mais de 23 cidades com mais de 100 mil habitantes, agrupando menos de 2% da população da Europa. Em meados do século, seu número já se elevava para 42; em 1900 eram 135 e, em 1913, 15% dos europeus moravam em cidades. Quanto às cidades com mais de 500 mil habitantes que, na época, pareciam monstros, só existiam duas no início do século XIX: Londres e Paris. Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, elas já eram 149.
(René Rémond. Introdução à história do nosso tempo – O Século XIX, 1976.)
A situação descrita pode ser explicada:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, está a maior recicladora de latinhas da América do Sul, responsável por 70% do alumínio reciclado no Brasil. Todos os anos, a indústria recicla 13 bilhões de latinhas. As latas são trituradas, passam por um processo de limpeza e, do forno, saem em estado líquido. Depois, viram placas de alumínio. Elas seguem para a indústria onde a matéria-prima ganha forma e vira latinha novamente.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 15 out. 2017 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, a quantidade de latinhas recicladas no Brasil gira em torno de
- Matemática - Fundamental | 06. Contagem e Combinação
Leia a reportagem para responder a questão
O REI DO RIO
Depois de brilhar com a trilogia A Era do Gelo, o carioca Carlos Saldanha, um dos maiores nomes da animação no mundo, homenageia sua cidade natal em um novo desenho.
(...)
Pela primeira vez, Saldanha se arrisca com personagens humanos. (...) O cenário em que a história se passa é tão espetacularmente semelhante ao Rio de Janeiro de verdade que parece ter sido registrado fotograficamente a partir do original — mas foi todo construído nos computadores da Blue Sky. E o clímax, obviamente, ocorre durante o desfile de Carnaval no Sambódromo, em meio à multidão (...).
Para criar um desfile de escolas de samba no desenho animado, foi necessário desenhar muitas personagens. Imagine que para criar uma ala do desfile, os animadores tivessem que criar 12 personagens diferentes.
Complete o quadro calculando o número total de personagens a serem criadas para a quantidade de alas indicadas.
- Geografia - Fundamental | 7.3 Hotspots e Unidades de Conservação
Leia o texto.
O conceito hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?
Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de hotspots. hotspot é, portanto, toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada hotspot uma área com pelo menos 1 500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. Disponível em:<http://www.conservation.org.br/como/index.php?id=8>.Acesso em: 26 abr. 2015.
A) Explique qual a importância ambiental de se conhecer e estudar os biomas considerados hotspots.
B) O território brasileiro tem, em grande extensão, dois biomas considerados hotspots. Considerando os demais biomas, avalie a situação futura desses biomas caso se mantenha a tendência atual.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo:
[...] aquela sociedade nasceu por volta do ano 1000, tendo conhecido seu período clássico entre os séculos XI e XIII. Assim reorganizada, a sociedade cristã ocidental conheceu uma forte expansão populacional e uma consequente expansão territorial [...]. Essas características conformam a própria essência do _____________: sociedade fortemente estratificada, fechada, agrária, fragmentada politicamente, dominada culturalmente pela Igreja.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade média: nascimento do ocidente. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001, p.22.
O termo que completa corretamente a lacuna do texto é:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Tinta guache (acrilex) - veja outras possibilidades de tintas na atividade 3 deste banco
• Pincéis
Desenvolvimento:
1. Sobre Jenny Holzer:
Nasceu em Gallipolis, Ohio, EUA. Jenny Holzer cria obras, relacionadas com a arte conceptual dos anos setenta, utilizando a linguagem em que também questiona a sua posse e desdobramento em sociedade. Os trabalhos de Jenny Holzer utilizam as estruturas dos media para fazer passar – quase "clandestinamente" – as suas mensagens para o público. No início, Holzer apresentava os seus aforismos em cartazes colados em locais públicos, frases impressas em t-shirts, e anúncios colocados anonimamente nas ruas de Nova Iorque. Mais tarde, começou a utilizar quadros eletrônicos de informação em locais de grande visibilidade como o Times Square (1982). As instalações que realiza em museus e galerias têm sido geralmente mais subjetivas, em particular Laments na Bienal de Veneza 1990. O caráter provocatório das obras de Holzer não reside apenas nos temas escolhidos. Estes giram em torno de sexo, morte e guerra.
É possivelmente uma das artistas que de forma mais marcante interveio no espaço público e urbano nas últimas décadas, em particular porque assumiu uma forma de confronto e controvérsia – considerando que o espaço urbano moderno era explorado quase unicamente com fins publicitários/comerciais (no domínio da comunicação), Holzer pretendeu que as pessoas começassem a deparar-se também com mensagens escritas imbuídas de forte carga poética, social e mesmo política, veiculada também por um cuidado minimalismo estético, procurando o choque, a comoção e a reflexão.
"A artista usa um tom de autoridade anônima, que inevitavelmente se compara a uma forma de voz divina omnipotente e omnipresente, e que se traduz numa atitude inequivocamente manipuladora, de controle do público – quer esteja num museu, no numa esquina de uma rua –, forçando as pessoas a parar, olhar e pensar. Mais do que isso, essa voz anônima assume-se como um gigantesco ‘dedo sobre a ferida’. E esse é um conceito admirável, uma vez que é uma intrusão violenta no espaço íntimo e secreto de cada indivíduo, forçando-os a um ‘olhar para dentro’ habitualmente desconfortável num espaço quotidiano de rotinas e impessoalidade que é o espaço urbano público".
(Disponível em: http://velvetclub.blogspot.com.br/2008/10/jenny-holzer.html) e (http://velvetclub.blogspot.com.br/2008/10/jenny-holzer.html)
2. Existem 3 vídeos feitos sobre a artista pelo brasileiro Marcello Dantas cujo título diz respeito a uma série desenvolvida por Jenny Holzer com o título “Proteja-me do que eu quero”. Apresente-os aos alunos propondo que cada um deles anote em seu caderno de desenho, frases ou questões abordadas nos vídeos que tenham considerado curiosas ou importantes:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=ReNfFaCHZM0&feature=fvwrel
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=Prrad2nfeLM
3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=ETHSeBVWq_Y
3. Após assistirem ao vídeo o que é possível dizer sobre a artista? Qual o impacto o trabalho dela provoca no público? Você acredita que a cidade é um espaço aberto para tais reflexões? Por quê?
4. Proponha que os alunos criem frases que possam ser espalhadas pela escola. (Se for possível pintá-las nos locais tanto melhor. Negocie com seu diretor e construa nos alunos a noção de responsabilidade que virá agregada a este trabalho: a de influenciar toda a comunidade escolar. É preciso que valorizem e respeitem todo o processo com maturidade, caso contrário, ninguém na escola o fará.)
Observações:
1. Professor, você poderá deixar para depois dos debates sobre o filme a apresentação do texto sobre a artista.
2. Professor, veja antecipadamente o filme e faça você mesmo suas anotações. Pesquise sobre assuntos citados que você ainda não conhece, por exemplo, arte pública (caso não conheça), pois para liderar este trabalho você deverá prever que o máximo de perguntas feitas pelos alunos possa ser respondida ou orientada. Nada impede também que uma pesquisa sobre as dúvidas sejam feitas de forma coletiva e apresentada na aula seguinte do filme ou até mesmo anterior a ele.
3. Não se esqueça de desenvolver previamente em sala de aula as frases que serão escritas na escola pelos alunos, inclusive promovendo um rascunho em papel kraft, por exemplo. O trio escolhe o local, mede, recorta o kraft na medida desejada, executa o rascunho e só depois transfere o rascunho para o local. Proponha esta atividade em trio.
Referências:
Sobre a artista e sua exposição no Brasil em 2000:
Disponível em: http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2000/not20001120p6360.htm