Um paciente necessita de reidratação endovenosa feita por meio de cinco frascos de soro durante 24 h. Cada frasco tem um volume de 800 mL de soro. Nas primeiras quatro horas, deverá receber 40% do total a ser aplicado. Cada mililitro de soro corresponde a 12 gotas.
O número de gotas por minuto que o paciente deverá receber após as quatro primeiras horas será:
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Um pequeno corpo foi lançado, horizontalmente, da janela de um apartamento a 20,0m do solo, caindo em um ponto situado a 12,0m da base da parede onde se encontra a janela. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², a velocidade do corpo, no instante do lançamento, em m/s, era igual a
- Filosofia | 6. Temática
QUINO. Mafalda. Disponível em: www.nova.acropole.pt. Acesso em: 28 fev. 2013.
A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a):
- Biologia
(UFSM) “O fenômeno El Niño, de ocorrência aperiódica, atua sobre a climatologia terrestre, ocasionando seca e/ou inundação em áreas geográficas onde não ocorreriam naturalmente. Estudos climatológicos estão relacionando, entre outros fatores, a ocorrência do El Niño a um aumento na taxa de doenças endêmicas nos países do ‘terceiro mundo’.”
“Galileu”, abril de 2002, n0. 129.
Considerando essa afirmação, pode-se inferir que, em zonas geográficas onde ocorram inundações, deve aumentar a ocorrência de:
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O padrão internacional ISO 2016 define os tamanhos de papel utilizados em quase todos os países, com exceção dos EUA e Canadá. O formato-base é uma folha retangular de papel, chamada de A0, cujas dimensões são 84,1 cm x 118,9 cm. A partir de então, dobra-se a folha do meio, sempre no lado maior, obtendo os demais formatos, conforme o número de dobraduras. Observe a figura: A1 tem o formato da folha A0 dobrada ao meio uma vez, A2 tem o formato da folha A0 dobrada ao meio duas vezes, e assim sucessivamente.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 4 abr. 2012 (adaptado)
Quantas folhas de tamanho A8 são obtidas a partir de uma folha A0?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
História do contato entre línguas no Brasil
No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação.
LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro.
Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado).Glossário:
Autóctone: nativo de uma região.
Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no plano
regional (país, estado, cidade etc.).
Diastrático: referente à variação de uma mesma língua em
função das diversas classes sociais.Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado