Em uma sociedade fragmentada, a Igreja Católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
O poder da Igreja no mundo medieval. Só História. Disponível em:
Com base no texto, a autoridade da Igreja Católica medieval
Questões relacionadas
- Química
Marina e Miriam, duas jovens estudantes, adquiriram um cosmético para cabelos cuja composição, apresentada na embalagem, está descrita a seguir:
Ingredientes: água, aminoácidos (arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, prolina, triptofano, cisteína, glicina, leucina, serina, butilenoglicol), álcool cetílico, álcool estearílico, parafina líquida, óleo mineral, miristato de isopropila, silicone, queratina hidrolisada, fragrância, tensoativo e conservantes.
Lendo a descrição dos ingredientes, Marina fez as seguintes afirmações:
I. O butilenoglicol deve ser retirado do conjunto que compreende os aminoácidos.
II. O álcool estearílico é estruturalmente relacionado ao ácido esteárico.
III. Parafina líquida e miristato de isopropila são substâncias polihidroxiladas de alta polaridade.
É correto o que Marina afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 01, 02 e 03 referem-se ao artigo a seguir, criado pelo poeta, escritor, historiador e ensaísta Gaitano Antonaccio, nascido na cidade de Manaus (AM), pertencente à Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas.
Leia-o e observe-o com muita atenção.
Os jovens, os sonhos e a realidade
Por Gaitano Antonaccio
Quando a realidade começa a caminhar na frente dos sonhos, está na hora dos jovens promoverem as mudanças necessárias para fazer essa realidade se transformar exatamente na meta projetada nos ideais perseguidos.
Na atual conjuntura da história da humanidade, está difícil para muitos jovens, escolher o melhor caminho, qual o verdadeiro chão a percorrer no plantio do esforço e da dedicação para o futuro. Se você não vê muitos exemplos prosperarem na política, no comando das principais instituições universais, quando os moços acompanham cotidianamente a sonegação de impostos e, ao mesmo tempo, o poder público saqueando o cidadão que cumpre as suas obrigações sociais e fiscais, fica impossível vislumbrar no meio do caminho uma luz que o possa guiar sem desviar a meta a alcançar.
Há um mundo de trevas a escurecer o sonho de cada um, e pouca luz para iluminar a esperança que não deve, nem pode desaparecer. Eis que, como disse o médico e filósofo argentino, José Ingenieros ( o nome original foi Giuseppe Ingegneri, escritor, filósofo e sociólogo ítalo-argentino),“(...) sem sombra, ignoraríamos o valor da luz.” (O Homem Medíocre, 1928). Foi ele – José Ingenieros – nesse maravilhoso ensaio filosófico, que advertiu os sonhadores, quando ensinou: “os idealistas românticos são exagerados, porque são insaciáveis”. Sonhamos mais, para realizar o menos; compreendem que todos os ideais contêm uma partícula de utopia, e perdem alguma coisa, quando os realizam: de raças ou indivíduos, nunca se integram como se pensam. Em poucas coisas o homem pode chegar ao ideal que a imaginação assinala: sua glória está em mandar em direção dele, sempre inatingido e inatingível.
Ao contemplar a totalidade de estudantes universitários em marcha, na busca do aprimoramento profissional, com uma expectativa de sucesso em resposta às noites de sono perdidas sobre enciclopédias empoeiradas, ou postada, nem sempre confortavelmente, defronte de uma tela de computador que deslumbra, mas também ilude e engana pelo excesso de fantasia, é possível imaginar a decepção desse exército corajoso, quando enfrenta a disputa pelas mínimas vagas disponíveis, a fim de alcançar o seu destino final – o emprego!
Rapidamente, os integrantes desse universo fazem as indagações mais dramáticas, que um jovem pode fazer aos seus ascendentes: o que vocês fizeram com o meu país? Como posso mudar as coisas para construir um novo futuro para os meus descendentes? Então vêm as respostas através de vários caminhos, entre os quais se incluem além das mudanças de comportamento na política, na profissão, no lar, no convívio com a sociedade, muito esforço e dedicação na aceitação dessas mudanças, incansável apego aos livros, muita atenção com o que acontece no mundo, e uma constante perseguição ao que se deseja realizar ou alcançar.
Na atual conjuntura histórica, alguns livros são fundamentais, para servir de guia à juventude universal, como a leitura de “Quem Mexeu no Meu Queijo?” de Spencer Johnson (escritor estadunidense), além de obras que atravessam o século com seus ensinamentos, como “Dos Deveres”, de Cícero, “A República”, de Platão, “O Príncipe”, de Maquiavel, “As Forças Morais”, de José Ingenieros e outras maravilhas leituras sobre o comportamento humano.
“Quem Mexeu no Meu Queijo?” é um livro motivacional no intuito de recuperar comportamentos e não seguir certa mediocridade constante na expressão das pessoas. O queijo, que significa o sonho, o objetivo maior de todas as conquistas do homem, só é perdido quando ele – o homem – o ignora, não cuida dele de acordo com as novas atitudes e esquece que, sem mudar, o homem perde o comboio da história e regressa para o lugar de onde veio.
Lutar e mudar com raciocínio, com inteligência, com astúcia, tenacidade e perspicácia é o método infalível dos primeiros sucessos de um jovem que encara a vida como uma luta constante do início ao fim.
Fonte: http://portalamazonia.globo.com/pscript/artigos/artigo.php?idArtigo=8 - 20/10/2010 – adaptado.
Utopia – Local ou situação ideal onde tudo é perfeito. Palavra empregada para designar sistemas ou planos de reformas considerados pouco práticos, irrealizáveis. Ascendente – Antepassado, ancestral. Descendente – Linha descendente, a geração contada dos pais ou avós para os filhos e netos. Comboio – Leva de feridos ou de prisioneiros. Militar. Conjunto de carros de mantimentos e munições escoltados por uma força militar. Tenacidade – Apego obstinado a uma ideia, a um projeto; persistência.
O objetivo central do texto, analisando todo o contexto, do título ao desfecho (último parágrafo), é conhecer
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Providenciar com antecedência, uma visita orientada a um Laboratório de Revelação de
Fotografias.
- Solicitar a autorização da direção da escola e dos pais para a visita orientada.
- Organizar o transporte para os alunos.
- A proposta para esta aula será a confecção de uma câmara escura utilizando uma latinha.
- Peça aos alunos para furar, utilizando prego e martelo, uma abertura no meio da lata,
vedando-a por dentro com fita isolante;
-Auxilie os alunos durante todo o processo.
- Pedir para os alunos forrarem o interior da lata com papel camurça preto, de forma que não
fique nenhuma parte do metal sem cobrir;
- Falar para os alunos tamparem o furo do lado externo da lata com papel alumínio, furando
com uma agulha um orifício bem fino;
- Solicitar que os alunos tampem o orifício com papel camurça preto, prendendo este com fita
crepe.
- Reservar.
-O professor vai solicitar junto à escola a disponibilização de uma sala pequena, para a
montagem do laboratório de fotografia.
- Ajudar os alunos a vedarem as arestas por onde possa penetrar luz no laboratório de
fotografias.
- Explicar que o papelão servirá para tapar as frestas e que os plásticos pretos deverão cobrir
todas as paredes, portas e janelas.
- Pedir para os alunos cobrirem as lâmpadas do laboratório sala com papel celofane vermelho.
- Providenciar uma cortina com o plástico preto, de modo que esta vede totalmente a luz que
possa passar pela porta de acesso ao laboratório, sem impossibilitar a abertura da porta.
- O professor vai pedir os alunos para começar a fotografar
- Providenciar papel fotográfico.
- Entregar para cada aluno a sua câmara escura confeccionada em latinhas.
- Entregar a cada aluno, no laboratório de fotografia, (com a sala totalmente escura), um
recorte de papel fotográfico que deverá ser colocado no interior da câmara escura em
sentido contrário à abertura feita com a agulha (obturador).
- Pedir para os alunos tamparem a câmara.
- Solicitar aos alunos que ao ar livre escolham a imagem que gostariam de fotografar.
- Explicar aos alunos que eles devem posicionar a câmara em um local firme, com a abertura
em sentido contrário à luz do sol, abrindo o papel camurça que cobre a abertura feita com a
agulha, esperando dez segundos e vedando, novamente o orifício.
- Organizar na mesa central do laboratório as três bacias, cada uma com uma pinça.
- Relembrar com os alunos o processo de revelação das fotografias (aprendido quando da
visita ao laboratório fotográfico)
- Dispor as bacias na seguinte sequência: 1- revelador; 2 – fixador; 3 – água .
- Pedir que cada aluno, no processo de revelação, revele sua foto, individualmente, evitando
os líquidos se contaminarem.
- Solicitar que os alunos acenda a lâmpada vermelha.
- Falar para os alunos retirarem o papel fotográfico da câmara e introduzindo-o no revelador e
segurando-o com uma pinça, devendo agitá-lo neste líquido por cerca de um minuto.
Sugestão: para este controle, contar em voz alta com os alunos até 60 , obedecendo a um
ritmo contínuo.
- Dizer para o aluno retirar o papel do revelador, e introduzindo-o no fixador, procedendo da
mesma forma que o anterior (agitando-o com sua pinça própria e contando novamente 1
minuto)
- Por último, pedir para o aluno colocar o papel fotográfico na bacia com água, seguindo o
processo anterior.
- Prender as fotos reveladas, no varal, com o prendedor de roupas.
- Solicitar aos alunos que de posse das fotografias reveladas apreciem o resultado obtido e
comentem sobre o que pretendiam fotografar e a que imagem obtida após a revelação.
- Avaliar o processo e expor nos corredores da escola as fotografias dos alunos
- Seguem alguns exemplos:
Fotografias reveladas por alunos do 5º ano do Ensino fundamental
Acervo particular
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13252
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de linguistas que estão desenterrando as raízes do português brasileiro ao examinar cartas pessoais e administrativas, testamentos, relatos de viagens, processos judiciais, cartas de leitores e anúncios de jornais desde o século XVI, coletados em instituições como a Biblioteca Nacional e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. No acervo de documentos que servem para estudos sobre o português paulista está uma carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, que teria seduzido a filha de um fazendeiro. Quando soube, o pai da moça, enfurecido, forçou o rapaz a se casar com ela. O soldado, porém, bateu o pé: “Nem por bem, nem por mar!”, não se casaria. Um linguista pesquisador estranhou a citação, já que o fato se passava na Vila de São Paulo, mas depois percebeu: “Ele quis dizer ‘nem por bem, nem por mal!’. O soldado escrevia como falava. Não se sabe se casou com a filha do fazendeiro, mas deixou uma prova valiosa de como se falava no início do século XIX.”
FIORAVANTI, C. Ora pois, uma língua bem brasileira. Pesquisa Fapesp, n. 230, abr. 2015 (adaptado).
A carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, causou estranheza ao linguista pesquisador pela citação ‘Nem por bem, nem por mar!’. Essa estranheza está relacionada à compreensão inicial de que a palavra “mar” representaria o oceano. O fato relatado evidencia que
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIME) A força eletrostática pode desempenhar um papel sutil na contaminação bacteriana de um hospital. Por exemplo, pode ocorrer uma contaminação nos aventais de plástico que muitos médicos e enfermeiros usam para não sujar a roupa de sangue. Esses aventais podem adquirir uma carga elétrica quando são retirados dos armários ou esfregados repetidamente na roupa ou na pele, especialmente no ar seco. Com base nos conhecimentos da Eletrostática, é correto afirmar: