Explicaê

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TEXTO I

  

OITICICA, Hélio. Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1978.Instituto Inhotim, MG, Construção 2009.

TEXTO II

[...]

recusamos o espaço representativo e a obra como contemplação passiva;

recusamos todo mito exterior ao homem;

recusamos a obra de arte como tal e damos mais ênfase ao ato de realizar a proposição;

recusamos a duração como meio de expressão. Propomos o tempo mesmo do ato como campo de experiência. Num mundo em que o homem tornou-se estranho ao seu trabalho, nós o incitamos, pela experiência, a tomar consciência da alienação em que vive; recusamos toda transferência no objeto – mesmo no objeto que pretendesse apenas salientar o absurdo de toda expressão; recusamos o artista que pretenda transmitir através de seu objeto uma comunicação integral de sua mensagem, sem a participação do espectador; recusamos a ideia freudiana do homem condicionado por seu passado inconsciente e enfatizamos a noção de liberdade. […]

CLARK, Lygia. Nós recusamos... Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2018.

Tanto a obra de Hélio Oiticica quanto o texto de Lygia Clark evidenciam alguns princípios norteadores do Movimento Neoconcreto. Em relação à recepção da obra pelo espectador, os dois artistas propõem o(a)

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