(FUVEST 2011 1° FASE) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).
O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente
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- Física | D. Capacitores
Um técnico em eletrônica necessitando ligar um aparelho portátil percebeu que a bateria do mesmo apresentava mal funcionamento. Tentando resolver o problema ele montou um circuito com o objetivo de acumular energia e usar no lugar da bateria defeituosa. Após algumas tentativas, ele vibrou com a montagem do circuito abaixo.
Qual o valor energia potencial elétrica acumulada no circuito montado, em mJ?
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
É certo que também o animal produz. Constrói para si um ninho, casas, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas produz unicamente o que necessita imediatamente para si ou sua prole; produz unicamente por força de uma necessidade física imediata, enquanto o homem produz inclusive livre da necessidade física e só produz realmente liberado dela; o animal produz somente a si mesmo, enquanto o homem reproduz para natureza inteira.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos:
Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
Na perspectiva do texto, o trabalho humano se diferencia da produção de outros animais em razão da
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os depoimentos a seguir constituem o testemunho do horror vivenciado por soldados durante a I Guerra Mundial. Leia-os.
"Ao atravessarmos o passadiço de Hauont os obuses alemães nos enfileiraram e o local encheu-se de cadáveres por todos os lados. Os moribundos, enterrados na lama, nos estertores da agonia, nos pediam água ou suplicam que os matem. A neve segue caindo e a artilharia está causando baixas a casa instante. Quando chegamos ao Marco B não nos sobraram mais do que dezessete homens dos trinta e nove que saíram."
Daguenet ajudante-chefe, Regimento de Infantaria 321.
"O odor fétido nos penetra garganta a dentro ao chegarmos na nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
Raymond Naegelen, na região de Champagne.
"Perdemos todo o sentimento de solidariedade. Mal nos reconhecemos quando a nossa imagem de outrora cai debaixo do nosso olhar de fera perseguida. Somos mortos insensíveis que, por um estratagema e um encantamento perigoso, podemos ainda correr e matar.”
M. Remarque
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/primeira_guerra1.htm
A partir dos depoimentos, descreva as condições de vida dos soldados nos campos de batalha da I Guerra Mundial.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os textos a seguir, expressam diferentes visões acerca do regime implantado em 1964 no Brasil, após o golpe militar. Leia-os atentamente.
Texto 1
Texto 2
Responda:
A) Identifique a visão expressa em cada texto sobre o Regime Militar.
B) Apresente os argumentos de cada um dos autores para defender suas respectivas visões acerca do regime.
C) Agora, faça como os autores dos textos e, considerando os princípios democráticos, posicione-se diante do Regime Militar. Em seguida, apresente as suas justificativas.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
E se cheguei até aqui é porque vou morrer. Já?, horrorizou-se olhando para os lados mas evitando olhar para trás. A vertigem o fez fechar de novo os olhos. Equilibrou-se tentando se agarrar ao banco, Não quero!, gritou. Agora não, meu Deus, espera um pouco, ainda não estou preparado! Calou-se, ouvindo os passos que desciam tranquilamente a escada. Mais tênue que a brisa, um sopro pareceu reavivar a alameda. Agora está nas minhas costas, ele pensou, e sentiu o braço se estender na direção do seu ombro. Sentiu a mão ir baixando numa crispação de quem (familiar e contudo cerimonioso) dá um sinal, Sou eu. O toque manso. Preciso acordar, ordenou se contraindo inteiro, isso é apenas um sonho! Preciso acordar!, acordar. Acordar, ficou repetindo e abriu os olhos. (p. 149)
TELLES, Lygia Fagundes. A mão no ombro. In: TELLES, Lygia Fagundes. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Seleção de Eduardo Portella. 13. ed. São Paulo: Global, 2015. [Fragmentos. (p. 149)].
Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem.
No texto, a transgressão do uso formal dos sinais de pontuação contribui para