(FUVEST 2011 1° FASE) Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).
O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente
Questões relacionadas
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Nas informações veiculadas nos órgãos de comunicação quando da ocorrência de um terremoto, faz-se referência à magnitude (M), que se refere a quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter. Essa medida quantifica a energia liberada no epicentro do terremoto, e em seu cálculo utilizam-se como parâmetros as medidas da amplitude sísmica (A), em micrômetro, e da frequência (f), em hertz. Esses parâmetros são medidos por aparelhos especiais chamados sismógrafos, e relacionam-se segundo a função M = log (A x ƒ) + 3,3. Pela magnitude do terremoto na escala Richter, pode-se estimar seus efeitos seus efeitos de acordo com o quadro, onde não estão considerados terremotos de magnitudes superiores a 7,9.
Magnitude (Grau)
Efeitos do terremoto segundo a escala Ricther
M ≤ 3,5
Registrado (pelos aparelhos), mas não perceptível pelas pessoas.
3,5 < M ≤ 5,4
Percebido, com pequenos tremores notados pelas pessoas.
5,4 < M ≤ 6,0
Destrutivo, com consequências significativas em edificações pouco estruturadas.
6,0 < M ≤ 6,9
Destrutivo, com consequências significativas para todo tipo de edificação.
6,9 < M ≤ 7,9
Destrutivo,retiram os edifícios de suas fundações,causam fendas no solo e danificam as tubulações contidas no subsolo.
Um terremoto teve sua amplitude e frequências medidas e obteve-se A= 1000 micrômetros e ƒ=0,2 hertz.
Use - 0,7 comoaproximação para log (0,2).
Disponível em: www.mundoeducacao.com.br. Acesso em: 11 jul. 2012 (adaptado).
Considerando o quadro apresentado, e analisando o resultado da expressão que fornece a magnitude desse terremoto,conclui-se que ele foi:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2015 1ª FASE) O 1,4-pentanodiol pode sofrer reação de oxidação em condições controladas, com formação de um aldeído A, mantendo o número de átomos de carbono da cadeia.
O composto A formado pode, em certas condições, sofrer reação de descarbonilação, isto é, cada uma de suas moléculas perde CO, formando o composto B. O esquema a seguir representa essa sequência de reações:
Os produtos A e B dessas reações são, respectivamente:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEL) A figura a seguir é uma fotomicrografia ao microscópio óptico de estômato de Tradescantia, em vista frontal:
Os estômatos são responsáveis pela regulação das trocas gasosas e pela transpiração nos vegetais. A concentração de CO2 e a temperatura atmosférica são fatores ambientais que influenciam no controle do mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos. Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o processo de abertura e fechamento de estômatos, assinale a alternativa que explica corretamente as razões fisiológicas pelas quais a luz influencia neste processo.
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
Leia o texto que segue:
“A esquistossomose mansônica é uma endemia mundial, ocorrendo em 52 países e territórios, principalmente na América do Sul, Caribe, África e Leste do Mediterrâneo, onde atinge as regiões do Delta do Nilo, além de países como Egito e Sudão. No Brasil, a transmissão ocorre em 19 estados, numa faixa contínua ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, na região Nordeste, alcançando o interior do Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste.”
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 6ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
O texto ressalta a grande ocorrência da esquistossomose no Mundo e no Brasil, permitindo pensar suas formas de prevenção. Sabe-se que as ações de educação em saúde e a mobilização comunitária são muito importantes no controle desse mal, e que o saneamento ambiental é da maior eficácia para as modificações de caráter permanente das condições de transmissão da esquistossomose. Com o objetivo de quebrar o ciclo de vida do parasita, para prevenir essa doença, deve-se
- Física
Empuxo sendo exercido
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.Dois objetos, R e S cujos volumes são iguais, são feitos do mesmo material. R tem a forma cúbica e S a forma esférica. Se R é maciço e S é oco, seus respectivos pesos Pr e Ps são tais que ________. Quando mantidos totalmente submersos em água, a força de empuxo Er exercida sobre R é ________ força de empuxo Es exercida sobre S: