19. Texto base: .
Enunciado:
Considere a seguinte teia alimentar para responder
Disponível em: <http://genuardis.net/teias/teias-alimentares.htm>. Acesso em: 15 mar. 2013.
A partir da análise da teia alimentar, faça o que se pede:
- A) Explique a diferença entre cadeia e teia alimentar.
- B) Retire uma cadeia alimentar da teia alimentar dada, que contenha 5 (cinco) níveis tróficos e classifique cada um quanto ao grau de consumo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
TEXTO 1
SEQUÊNCIAS
[1] Eu era pequena. A cozinheira Lizarda
tinha nos levado ao mercado, minha
[irmã, eu.
Passava um homem com um abacate
[5] [na mão e eu inconsciente:
“Ome, me dá esse abacate...”
O homem me entregou a fruta
[madura.
Minha irmã, de pronto: “vou contar pra mãe
[10] [que ocê pediu abacate na rua”.
Eu voltava trocando as pernas bambas.
Meus medos crescidos, enormes...
A denúncia confirmada, o auto, a
[comprovação do delito.
[15] O impulso materno... consequência obscura
[da escravidão passada,
o ranço dos castigos corporais.
Eu, aos gritos, esperneando.
O abacate esmagado, pisado, me sujando
[20] [toda.
Durante muitos anos minha repugnância por
[esta fruta
trazendo a recordação permanente do castigo.
Sentia, sem definir, a recreação dos que
[25] [ficaram de fora,
assistentes, acusadores.
Nada mais aprazível no tempo, do que
[presenciar a criança indefesa
espernear numa coça de chineladas.
[30] “É pra seu bem”, diziam, “doutra vez não pedi
[fruita na rua”.
(Cora Coralina. Melhores poemas. p. 158.)
Releia com atenção o verso 13 (linhas 19- 20), atentando para o contexto em que se encontra: O abacate esmagado, pisado, me sujando toda. Observe o que se diz sobre ele.
I. Na medida em que retrata uma cena da realidade, autoriza uma leitura referencial.
II. Autoriza uma leitura mais profunda: o abacate seria algo ruim que teria levado a menina a ser castigada e que teria deixado uma marca de dor.
III. Os dois versos seguintes (linhas 21-23) corroboram essa segunda leitura.
É correto o que se afirma em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
ME SORPRENDE…
Me sorprende tu mirada serena,
tu voz paciente
Y tu temple mi reina
Me sorprende tu actuar,
tu respirar
la inquebrantable fe en ti
Y tu forma de hablar.
Me sorprenden tus palabras correctas
tus gestos perfectos
tu melodía sirena.
Me sorprende todo
Ya que eres antítesis de mí
dialécticamente combinación perfecta
preludia contradicción de algo superior.
Disponible en: <http://www.mundopoesia.com/foros/temas/me-sorprende.237232/>. Acceso el: 23 jun. 2016.
El poema “Me sorprende”, de Nael Ramirez Dominguez,
- Geografia - Fundamental | 10.03 Principais Atividades Econômicas da Região Sudeste
Texto base: O mapa a seguir mostra a localização das usinas de álcool e açúcar no Brasil.
A nova fronteira agrícola da cana. Disponível em:< http://www.oei.es/divulgacioncientifica/reportajes_070.htm>. Acesso em: 01 nov. 2014.
Enunciado:
A grande concentração de usinas no sudeste do país não se dá por acaso, há nessa região condições naturais e econômicas que impulsionam a produção de álcool e açúcar. Constitui um fator atrativo da região para esse tipo de indústria a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Seria o bisneto da princesa Isabel e do conde D’eu - tataraneto de d. Pedro II, o último imperador a governar o Brasil. O nome do cara é dom Luiz de Orleans e Bragança, que atualmente tem 68 anos e vive em São Paulo (SP). Caso a República não tivesse sido proclamada, Isabel, a filha de Pedro II, o teria sucedido, sendo nossa primeira imperatriz. Ela tinha dois irmãos, mas eles morreram ainda bebês e ela era a mais velha entre as duas mulheres. (...)
Disponível em < http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287512.shtml> Acesso em 01/07/2010
Se o Brasil ainda fosse uma Monarquia, o que seria diferente na forma de governo do nosso país atualmente?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se refere ao texto a seguir.
Originalmente, o conceito de cidadania referia-se à condição daqueles que, pertencendo ao corpo político das cidades gregas, tinham o direito não apenas de viver em seu território, mas também de participar diretamente das decisões que determinavam os rumos da vida da cidade. Para que isso fosse possível, era necessário que os cidadãos fossem iguais, se não em tudo, o que é impossível, pelo menos em relação ao respeito das leis e quanto à liberdade de agir no interior das instituições que governavam os destinos da polis. Podemos, portanto, associar ao conceito de cidadania grega dois outros conceitos: o de igualdade e o de liberdade. [...] Os romanos iriam radicalizar ainda mais a ideia da isonomia entre os cidadãos, transformando-os em sujeitos de direito. Cada cidadão passa a ser considerado como tal não apenas por poder participar das decisões importantes da vida política da cidade, mas também por ser possuidor de direitos, que os capacitam a realizar contratos ao abrigo da lei e sem o consentimento direto de governantes e outros mandatários. O direito ocupa, assim, um lugar fundamental na definição do que seja uma sociedade política para os romanos e consolida a ideia de cidadania.
http://www.ufmg.br/diversa/8/artigo-umconceitoemevolucao.htm. Acesso em 30/04/2010
Explique o que era cidadania em cada um dos contextos:
- Cidadania na Grécia Clássica
- Cidadania na Roma Republicana