Pedro Cardoso – Pedro [Bial], olha só, aqui falta um personagem, que ele até citou, que é o personagem – na minha opinião – mais importante disso tudo. Falta o capitalista que produz a profissão dele. Porque é o cara que paga pela foto que ele tira. O meu inimigo não é ele ou outra pessoa que, infelizmente, ganha a vida de uma maneira medíocre. Não, meu inimigo é o cara que contrata esse serviço, o cara que, sendo um empresário, põe dinheiro numa coisa que é a minha vida particular.
Programa Na Moral apresentado em 12/07/2012. [transcrição] Disponível em:
Dada a forma como Pedro Cardoso constrói seu raciocínio, podemos destacar que
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine y el movimiento
[1] En 1907, en La Evolución Creadora, Bergson nos
ofrece una de sus tesis sobre el cine y su relación con el
movimiento. El cine procede, en efecto, con dos datos
[4] Complementarios: Cortes Instantáneos Llamados Imágenes; ONU
movimiento o un tiempo impessoal, uniforme, abstracto,
invisível o imperceptível, que está "en" el aparato y "con" el cual
[7] Se hace desfilar las imágenes. El cine nos presenta, pues, un falso
movimiento, es el ejemplo típico del falso movimiento. Mas Earthshaker
curioso que Bergson imponga un nombre tan moderno y reciente
[10] — cinematográfica — a la más vieja de las ilusiones. En efecto,
dice Bergson, cuando el cine reconstruye el movimiento con
cortes inmóviles, no hace sino lo que hacía ya el pensamiento más
[13] antiguo — las paradojas de Zenón —, o lo que hace la percepción
natural. En este aspecto, Bergson se distingue de la
fenomenología, para la cual el cine rompería más bien con las
[16] Condiciones de la percepción natural. "Tomamos vistas casi
instantáneas sobre la realidad que pasa, y, como ellas son
características de esa realidad, nos basta con ensartarlas a lo largo
[19] De un devenir abstracto, uniforme, invisible, situado al fondo del
aparato del conocimiento... La percepción, la intelección, el
Lenguaje proceden en general así. Se trate de pensar el devenir, o
[22] De expresarlo, o incluso de percibirlo, no hacemos otra cosa que
accionar una especie de cinematógrafo interior." ¿Deberá
entenderse que, según Bergson, el cine sería tan sólo la
[25] Proyección, la reproducción de una ilusión constante, universal?
¿Como si siempre se hubiese hecho cine sin saberlo? Pero
entonces son muchos los problemas que se plantean, y ante todo,
[28] La reproducción de la ilusión, ¿no es también, en cierta manera, su
corrección? ¿Se puede concluir de la artificialidad de los medios
la artificialidad del resultado?
Gilles Deleuze. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine, 1990 (con adaptaciones).
Basándose en el texto de arriba, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede inferir del texto que, según la opinión de Bergson, en la antigüedad ya se hacían películas.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.
(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, no 91, setembro/dezembro de 2017.)
Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwares instalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate.São Paulo: Senac, 2006.
O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia o texto referente a uma das aplicações dos polígonos.
Curiosidade sobre a aplicação dos polígonos
Você já deve ter reparado em alguns vídeos de criação de jogos a presença de uma malha ou rede de pequenos polígonos, que, em conjunto, formam os personagens e cenários. A esta ferramenta dá-se o nome de Polygon Mesh, uma das formas mais utilizadas na criação dos games.
Desta forma, o grande avanço envolvido na elaboração dos games se dá pelo fato de se conseguir processar o maior número possível de polígonos em uma imagem, aumentando a qualidade dos elementos que a compõem e, consequentemente, a demanda por processamento.
De acordo com o texto quanto maior o número de polígonos que formam uma imagem:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma caixa com um litro de leite tem aproximadamente 1,0 kg de massa. Considerando g=10m/s2 se ela for levantada verticalmente, com velocidade constante, 10cm em 1,0s a potência desenvolvida será, aproximadamente, de: