Adriana e Beatriz precisam produzir 240 peças. Juntas elas levarão um tempo T em horas, para produzir essas peças. Se Adriana trabalhar sozinha, ela levará (T+4h) para produzir as peças. Beatriz, sozinha, levará (T+9h) para realizar o serviço.Supondo que cada uma delas trabalhe em ritmo constante, o número de peças que Adriana produz a mais do que Beatriz, a cada hora, é igual a:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.4 Cilindro
A maioria das piscinas infantis de plástico é composta por dois ou três anéis infláveis que podem ser enchidos por sopro ou por meio de uma bomba de ar. As válvulas de ar possuem um dispositivo de segurança impedindo que o ar saia acidentalmente. A margem de segurança recomendada para o uso desse tipo de piscina é de 60% do volume total desta. Para encher uma dessas piscinas, cuja região interna tem formato de um cilindro de 100 cm de diâmetro e 36 cm de altura, utiliza-se um balde também no formato cilíndrico com raio da base medindo 15 cm e com 40 cm de altura.
Obedecendo à margem de segurança, o número mínimo de vezes que o balde precisará ser abastecido, completa ou parcialmente, com água para encher essa piscina é igual a
- Língua Portuguesa
ROMEU – Como afastar-me, se daqui não pode sair meu coração?
Dá meia-volta, pesada argila, e o centro teu procura.
(Escala o muro e salta para o jardim.)
(Entram Benvólio e Mercúrio.)
BENVÓLIO – Romeu! Primo Romeu!
MERCÚRIO – Ele é prudente, por minha fé, e soube achar a estrada para o leito macio.
BENVÓLIO – Em disparada veio até aqui, tendo pulado o muro que dá para o jardim. Chama-o, Mercúrio.
MERCÚRIO – Vou conjurá-lo, sim. Romeu! Capricho! Paixão! Sujeito louco! Enamorado! Vem sob a forma de um gemido fundo; dize uma rima só, que isso me basta. Geme “ai!” e rima “amor” com “trovador”, dize à comadre Vênus algo belo; o filho cego e herdeiro dela insulta, Cupido, o moço archeiro que um disparo fez tão airoso, quando o rei Cofétua se apaixonou de uma mendiga jovem. Não ouve, não se mexe, está parado. O macaco está morto. Vou fazer-lhe um conjuro mais forte. Eu te conjuro pelos olhos sem par de Rosalina, por sua fronte, os lábios escarlates, os delicados pés, as belas pernas, as tremulantes coxas e os domínios adjacentes. Conjuro-te, repito, que, tal como és, em nossa frente surjas.
(Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Fonte Digital: www.jahr.org)
Nesse trecho, o que caracteriza Romeu e Julieta como pertencente ao gênero dramático é o(a)
- Biologia | 15.2 Mutações
(FGV) O trecho a seguir foi retirado do livro A Origem das Espécies, escrito pelo naturalista Charles Darwin.
Alguns naturalistas defendem que todas as variações estão ligadas à reprodução sexuada, o que é certamente um erro. Citei, em outra obra, uma extensa lista de plantas que os jardineiros chamam “plantas anômalas”, isto é, plantas nas quais se vê surgir, de repente, um broto apresentando qualquer caráter novo e, por vezes, diferente por completo de outros brotos da mesma planta.
http://ecologia.ib.usp.br/. Adaptado
Darwin desconhecia as leis sobre hereditariedade, porém estava correto em afi rmar que nem todas as variações estão ligadas ao ato da reprodução sexuada.
O surgimento repentino de características, com origem não sexuada, completamente distintas em alguns brotos da mesma planta é explicado atualmente
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Disponível em: <http://viagem.uol.com.br/guia/mexico/cancun/roteiros/tulum-e-chichen-itza-mostram-as-maravilhas-da-cultura-maia-no-mexico/index.htm#fotoNav=41> Acesso em: 29 de nov de 2015.
Enunciado:
Identifique, no texto, uma característica da organização econômica e uma da organização social da cidade maia de Tulum antes da chegada dos europeus.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado. Acesso em: 08 out. 2012.
Releia a frase a seguir.
“Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados...”
O sujeito dessa frase, o guará, pode ser substituído por um pronome pessoal. Cite esse pronome.