Uma parte de um terreno retangular murado, que está representado na imagem pelo polígono ABCD, será aterrada. Para isso, será construído um muro DE, interno ao terreno, com 30 cm de altura, sendo essa altura a referência para a quantidade de terra a ser utilizada. Algumas medidas do terreno estão informadas no esquema a seguir.
O volume de terra, em metro cúbico, necessário para aterrar o terreno BCDE é
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Ciência confirma o que sua avó já sabia: comer bolo cru dá dor de barriga
Se você é daqueles que adora esperar o bolo ir para o forno só para raspar a bacia, saiba que você está vivendo perigosamente. Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine mostra que comer massa crua pode ser mais perigoso do que se imaginava. Já se sabia que a prática não era muito recomendável, já que normalmente a receita leva ovo cru, que pode transmitir salmonela, bactéria que causa doença responsável por sintomas, como náuseas, diarreia, febre e cólicas abdominais (também conhecida como dor de barriga). Mas foi entre 2015 e 2016, quando 60 pessoas – entre jovens, adultos e crianças – foram parar no hospital com intoxicação alimentar, que o órgão norte-americano responsável pela regulamentação de medicamentos e alimentos (FDA) foi conferir a história de perto. Eles encontraram 250 produtos, desde sacos de farinha a preparados para bolos, contaminados com bactéria E. coli. Como resultado, 4,5 milhões de quilos de farinha foram recolhidos no mercado. Naturalmente presentes no intestino de animais de sangue quente, essas bactérias são ligadas a contaminações fecais e podem causar problemas à saúde mesmo quando ingeridas em pequenas quantidades. De acordo com os pesquisadores, elas foram parar na farinha ainda antes da colheita do trigo, pelo contato com as fezes de animais.
Disponível em: revistagalileu.globo.com. Acesso em: 10 jan. 2018.
Para consumirmos bolo sem esse risco de contaminação, a melhor opção é
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UNEMAT) A transpiração corresponde à perda H2O sob a forma de vapor. Em plantas, o principal órgão responsável por esse processo é a folha. Sobre o processo de transpiração, assinale a alternativa correta
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) O que é vida? Dois traços cruciais são que a vida se produz (mantém-se autopoeticamente) e se reproduz. Além disso, existe a mudança hereditária: a mutação do DNA e dos cromossomos, a simbiose e a fusão sexual da vida em crescimento, quando combinadas com a seleção natural, significam transformações evolutivas.[...] A vida é a matéria desenfreada, capaz de escolher sua própria direção para adiar indefinidamente o momento inevitável do equilíbrio termodinâmico — a morte. A vida é também uma pergunta que o universo faz a si mesmo, sob a forma de ser humano. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).
A partir da análise do texto e das informações científicas associadas ao conceito da vida, é correto afirmar que
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
- representa a energia captada pelos produtores;
- representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
- representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre e na biosfera está representada em:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. O desenvol - vimento desigual dos países capitalistas, a partir do século XIX, levara países que chegaram tarde à competição internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômico mundial. Cada vez mais aumentou a rivalidade pela luta por mercados consumidores de produtos industriais, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimento. Rubim Leão de Aquino et al. História das sociedades: da Moderna à Contemporânea. Rio de Janeiro: Record.
Enunciado:
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, haviam se formado na Europa dois blocos que se enfrentaram durante o conflito. Esses blocos e países integrantes foram respectivamente: