Regiões com os maiores fluxos imigratórios no início do século XXI
Trends in international migration — Internet:
Os fluxos imigratórios nas áreas destacadas estão relacionados, principalmente, a
Questões relacionadas
- História | 4. Patrimônio Cultural
Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. Entretanto, a principal característica do Carimbó está nas formas de organização e reprodução sociais em torno dele, no cotidiano de sociabilidade dos carimbozeiros, seja ele relativo ao dia-a-dia do trabalho ou das celebrações religiosas e seculares.
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1052. Acesso em 17.09.2022. VOT2022.
Essa dança típica do Pará foi reconhecida como Patrimônio Cultural em setembro de 2014. A expressão cultural indicada no texto ressalta o seguinte aspecto social do povo brasileiro a
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS)
O processo industrial de produção de água sanitária pode ser representado, resumidamente, pela equação química. O produto é uma solução aquosa de sais, que possui propriedades bactericidas e alvejantes. Considerando-se esse processo e as propriedades da água sanitária, é correto afirmar:
- Matemática | 15.2 Reta
A escala de temperatura Delisle (°D), inventada no século XVIII pelo astrônomo francês Joseph-Nicholas Delisle, a partir da construção de um termômetro, foi utilizada na Rússia no século XIX. A relação entre as temperaturas na escala Celsius (°C) e na escala Delisle está representada no gráfico pela reta que passa pelos pontos A e B.
Qual é a relação algébrica entre as temperaturas nessas duas escalas?
- História - Fundamental | 05. França: A Revolução Francesa
Texto base: Leia os documentos a seguir: Texto I Artigo 1. Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 10. Ninguém deve ser molestado pelas suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública, estabelecida pela lei. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/direitos.PDF>. Acesso em: 05 nov. 2014. Texto II Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; [...] IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; Disponível em:<http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_05. 10.1988/art_5_.shtm>. Acesso em: 05 nov. 2014.
Enunciado:
O texto I faz parte de um trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789, já o texto II é um trecho do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
Apresente uma semelhança e uma diferença entre as determinações desses documentos.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ACAFE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Não lhe solto mais
Antônio Barros e Cecéu
Moreno não faça isso
Deixe desse rebuliço
Não mexa comigo não, viu
Quero respeito comigo
Já cortaram meu umbigo
Não sou mais menina não, viu
Você é duro, bem maduro
E também muito seguro
Ainda pode dar no couro
E eu vou gostar
Vou me apaixonar
Vou cair no choro
Aí o couro come
E pra mostrar que tu é home
Como é que um home faz
Dá uma rasteira
Me castiga na esteira
Não me solta mais
Dou-lhe uma rasteira
Lhe castigo na esteira
Não lhe solto mais
Depois não adianta
Se eu gemer
Se eu gemer
Se eu chorar
A gente bebe água
Quando sente sede
Cabelo se assanha
Quando o vento dá
Olha moreno esse teu cheiro
Se juntar com meu tempero
Vai ser bom demais
Dou-lhe uma rasteira
Lhe castigo na esteira
Não lhe solto mais
Disponível em: http://www.letras.com.br/#!antonio-barros-ececeu/nao-lhe-solto-mais. Acesso em 03/05/2016. Adaptado.Em todas as alternativas há indicadores de linguagem coloquial, exceto em: