Um estacionamento de um shopping utiliza a tabela a seguir para cobrar os motoristas que utilizam seus serviços durante certo tempo.
Um motorista que deixou seu carro neste estacionamento às 11h e retirou às 14h30min do mesmo dia pagou o equivalente a
Questões relacionadas
- História | 6. Idade Contemporânea
Big Science (Grande Ciência) é um tipo de pesquisa científica realizado por grupos numerosos de cientistas e técnicos, com instrumentos e insumos em larga escala, financiados por fundos governamentais e por agências internacionais. No momento de seu surgimento, durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos da Guerra Fria, a Big Science integrou esforços econômicos e políticos do governo dos E.U.A. visando à segurança nacional.
Adaptado de global.britannica.com.
O apoio a projetos de Big Sciencepelo governo dos E.U.A., no contexto da Guerra Fria, esteve diretamente relacionado ao desenvolvimento do seguinte aspecto:
- História - Fundamental | 10. Segundo Reinado
Em 1808, a corte portuguesa chegou ao Brasil após cerca de 50 dias de travessia pelo Atlântico. A partir de então, o Brasil passou por uma série de transformações que o direcionou para a independência. Assinale a alternativa que explica o que mudou para a elite brasileira nesse novo contexto.
- Física
Para responder à questão, considere a figura abaixo,que representa as linhas de força do campo elétrico gerado por duas cargas puntuais Qa e Qb:
A soma Qa e Qb é necessariamente um número:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Cartolina branca
- Lápis HB
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o movimento expressionista, como eles usavam a cor e o
gesto para se expressarem.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/
- O professor pode falar também sobre Vicent Van Gogh e mostrar algumas de suas
pinturas expressionistas para servir de inspiração para as crianças.
Disponível: http://expressionismo-csfx.blogspot.com/2011/08/vicent-van-gogh-e-sua-marca-no.html
- Explicar para as crianças que quando elas querem demonstrar fortes emoções
através do desenho, como alegria, raiva, paixão, o desenho que elas fazem devem
ser com gestos fortes e cores intensa s enquanto que cores mais frias e coloridos
menos aparente podem expressar sentimentos como calma, tristeza, entre outros.
- Nesta atividade as crianças vão usar apenas o lápis de cor para que elas possam
associar cores a sentimentos e aprender a utilizar o gesto no desenho para auxiliar na
expressão do mesmo.
- Pedir as crianças para pensarem em alguma experiência já vivida por eles, algum
sentimento forte , como ganhar uma partida de futebol, fazer uma viagem, etc .
- A partir desta experiência, cada criança deverá criar um desenho livre, como os
artista faziam no movimento Expressionista.
- Instruir as crianças a usarem cores mais puras, sem muita mistura, para melhor
compreensão do professor pelo sentimento que a criança quis transmitir com o seu
desenho.
- Deixe que as crianças façam os desenhos livremente, usando toda a sua
criatividade e imaginação.
- Depois de pronto, peça as crianças para dar um nome à sua obra de arte.
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que classifica o seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano anterior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento é maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$132000,00 em 2008 e de R$145000,00 em 2009.
De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado