QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
4. Texto base: Leia o cartaz. Disponível em: <http://www.vitrinemania.com.br/adesivo-de-vitrine-datas/adesivo-de-vitrine-dia-das-criancas/adesivo-de-vitrine-mania-loja-infatil-ser-crianca-e.html> Acesso em: 14 set. 2014.
Enunciado:
As crianças vivem de formas diferentes em vários lugares do Brasil e do mundo, porém há algumas características que são comuns a todas elas, independentemente do lugar em que vivem ou da realidade social. Escreva alguns desses comportamentos.
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Leia o seguinte texto abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.
A figura acima representa os gráficos das funções
O valor máximo da função é é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
egundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 218 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham no mundo. Qual é o principal motivo que leva uma criança a trabalhar?
- História | 4.1 Alta Idade Média
(UFJF) “Os reinos germânicos tiveram entre si semelhanças e diferenças. Possuíram, em relação ao antigo Império Romano, caracteres comuns (elementos de permanência), bem como, outros que os individualizaram (elementos de ruptura). Houve a convivência entre o germano e o romano”.
GUERRA MARTINS. M. Os povos bárbaros. São Paulo, Ática, 1997. p. 17.
A partir da leitura do trecho acima, marque a opção CORRETA sobre o contexto do período inicial da Idade Média (entre os séculos V e VII):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: O texto a seguir serve de base para a questão. ENTREVISTA Stephenie Meyer “Os Excluídos me fascinam” Em entrevista de sua casa no Arizona, ela conta que se baseia em pessoas reais para criar personagens proscritos e assustadores Época – Como você construiu o enredo de A hospedeira? É uma espécie de quadrado amoroso, não? Stephenie Meyer – Isso, eu pensei em um triângulo amoroso excêntrico. Esse tipo de situação faz parte da vida cotidiana, a gente sempre se defronta com a dúvida, o ciúme e o desejo. É o assunto mais batido da literatura. Então pensei em lhe dar um pouco de frescor. Como seria a relação entre dois homens e uma mulher cujo corpo está habitado por duas almas femininas? Esse ângulo deu gatilho para sair inventando. Época – A situação de Peregrina ⁄ Melanie se relacionar ao mesmo tempo com dois homens, com a complacência deles, é inusitada. Como você lidou com o erotismo na trama? Stephenie – Eu imaginei um mundo em que as convenções caíram, até porque a humanidade vive em uma espécie de fim de mundo, próxima ao estado de barbárie. Viver o amor com intensidade, dando ao corpo o direito de prazer, é algo difícil de alcançar quando tudo é permitido. E, na verdade, o que meu livro revela é o amor profundo entre quatro almas. Época – A certa altura, o leitor pode pensar em uma solução de convivência a três, como no filme Jules e Jim, de François Truffaut. Você chegou a cogitar esse arranjo? Stephenie – Seria um desdobramento interessante (risos), mas levaria a história para outro caminho. Quis mostrar a força do amor apesar das barreiras, como relacionar-se com alienígenas ou conviver com duas almas em um só corpo. Época – Você virou modelo para milhões de adolescentes. A hospedeira dá uma boa lição, mesmo sendo um livro com carga erótica? Stephenie – Abordei situações mais sensuais e levei os personagens a dilemas amorosos. Isso não quer dizer que seja um mau exemplo. Ao contrário, o livro traz uma lição positiva de amor sincero e resistente. Não quero prejudicar minhas leitoras. Época – Você é religiosa. Sua fé interfere na criação literária, em especial em histórias que abordam sugadores de sangue, invasores de corpos e transmigração das almas? Stephenie – A religião interfere no sentido positivo. As grandes questões por que passam os personagens têm a ver com o anseio religioso. De onde vêm, para onde vão, o que significa ser humano em um mundo estranho. São perguntas que a religião se faz. (Época, outubro de 2009, nº. 595, p. 125)
Enunciado:
Stephenie Meyer é autora da famosa saga Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer que chegou a vender 2,3 milhões de livros no Brasil. Nessa entrevista, a autora descreve seu novo romance A hospedeira – um livro que retoma um dos assuntos “mais batidos da literatura”: um triângulo amoroso. Para dar frescor e inovação a um tema tão comum no mundo da escrita, a autora:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el siguiente poema del poeta español Federico García Lorca y resuelve la cuestión. (Balada ingenua) Esta noche ha pasado Santiago su camino de luz en el cielo. Lo comentan los niños jugando con el agua de un cauce sereno. ¿Dónde va el peregrino celeste por el claro infinito sendero? Va a la aurora que brilla en el fondo en caballo blanco como el hielo. Disponible en: http://rimasdecolores.blogspot.com.es/2012/09/santiago-de-federico-garcia-lorca.html. Acceso el: 10 nov. 2013
Enunciado:
Lee la siguiente explicación para la figura literaria conocida como Comparación:
Comparación
Figura Retórica que consiste en establecer una relación explícita entre un término real y uno alegórico o imaginario. Suele estar precedida o formar parte por o de las palabras “como”, “cual”, “que”, o “se asemeja a” etc. y como la misma palabra indica compara dos cosas que tienen relación y/o pueden parecer iguales.
Disponible en: http://figurasliterarias.org/content/s%C3%ADmil-o-comparaci%C3%B3n. Acceso el: 10 nov. 2013
En el poema, se usa esa figura literaria para calificar a un personaje. ¿Qué personaje es? ¿Qué característica suya la figura coloca de relieve?