Constantes físicas
Velocidade da luz no vácuo: 3.108m/s
Constante da lei de Coulomb: k=9.109 N/m2 C2
aceleração da gravidade: g=10m/s2
Quatro objetos condutores esféricos e de mesmas dimensões estão inicialmente isolados e carregados com cargas Q1=q,Q2=2q, Q3= 3q e Q4=4q respectivamente. A seguinte sequência de ações é executada sobre esses condutores:
I. Os condutores 1 e 2 são colocados em contato e depois separados e isolados.
II. Os condutores 2 e 3 são colocados em contato e depois separados e isolados.
III. Os condutores 3 e 4 são colocados em contato e depois separados e isolados.
Após a execução da sequência descrita acima,seja Fij a força eletrostática que o objeto j exerce sobre o objeto i quando estes estão separados por uma mesma distância d
Considerando a situação apresentada, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee los textos y escribe el nombre de los juguetes.
A) El juego consiste en hacer subir y bajar el juguete de manera hábil. El objeto en sí está formado por dos elementos iguales (semiesferas) unidas por una espiga, en la espiga se anuda una cuerda que a su vez se enrolla para que el juguete pueda subir y bajar, para favorecer el retorno hay que dar un pequeño tirón de la cuerda. Con suficiente habilidad y una manera especial de anudar la cuerda, se pueden representar figuras mientras el objeto baila. ____________________________
Disponible en: <http://encina.pntic.mec.es/~isanz/yoyo.htm>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
B) Atrapar al rey del oponente, atacándolo de tal manera que no tenga movida legal con la que pueda evitar la "captura" en la siguiente movida. El jugador que logre esta meta se dice que dio "jaque mate" al rey oponente. _____________________________________________________
Disponible en: <http://www.comolohago.cl/como-jugar-ajedrez->. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
C) Juego en el que tienes que maquillar y vestir. ____________________________________
Disponible en: <http://www.juegosdeniñas.com/juegos/293/Jugar-con-Munecas.html>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
D) Mover las manos y/o dedos al ritmo de canciones. Ponernos un guante colorido y moverlo, haciéndolo decir cosas. ________________________________________________________
Disponible en: <http://www.planetajuego.com/index.php/blog/en-casa/desde-3-anios/item/53-tips-para-jugar-con-titeres-en-familia>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
E) A los pequeños les resulta muy entretenido armarlos, mientras ―de paso― se concentran en la ficha que han escogido y deben ser capaces de analizarla para buscar otras piezas que tengan similitudes con ese dibujo, forma y color. _____________________________________________
Disponible en: <http://www.guioteca.com/entretencion-para-ninos/rompecabezas-entretencion-muy-beneficiosa-para-ninos/>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
F) Sostenga los hilos por los comandos o manijas. Tire hacia atrás los dos comandos y si el viento es suficiente, el juguete levantará vuelo parándose en alto sobre tu cabeza. __________________
Disponible en: <http://www.altovuelo.com/barriletes/barriletes_tutoriales.htm#>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
- Biologia | 13.9 Linkage
(UEG) O processo de divisão celular é extremamente importante nos processos biológicos. Durante a prófase da primeira divisão da meiose, os cromossomos homólogos podem passar por permutações entre si (recombinação ou crossing over), gerando gametas com uma combinação de alelos diferentes das combinações existentes nos cromossomos dos pais. A soma desses recombinantes é chamada de taxa ou frequência de recombinação. A figura a seguir exemplifica um caso de três genes (A B e C) situados em um par de cromossomos homólogos. Sobre as taxas de recombinação entre esses loci, verifica-se que a taxa de recombinação entre
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele:
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Em relação aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Texto II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito: