Os flavorizantes são substâncias que, quando adicionadas em pequenas quantidades nos alimentos, dão a ele características associadas ao paladar e ao cheiro que nos remetem a algumas frutas e hortaliças encontradas na natureza. A tabela a seguir apresenta alguns desses flavorizantes, representadas por suas fórmulas estruturais e seus respectivos aromas.
Considerando a função orgânica das estruturas apresentadas na tabela, um composto que também pode ser utilizado como flavorizante é o(a)
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UPE) Leia o texto abaixo:
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.
Fonte: www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em _________.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNEB) Quando se estudam, as leis de Newton, na Física, a teoria de Darwin, na Biologia, ou a equação de Clapeyron, na Química, parece que apenas eles estudaram e desenvolveram essas ideias. [...] Tal prática apenas reforça a ideologia de que a História é feita por heróis e, mais do que isso, que a ciência só pode ser desenvolvida por personagens, com longas barbas, descabelados, alienados da realidade e do convívio social.(SALIBA, 2010, p. 38).
Charles Darwin revolucionou a ciência e a forma como a humanidade percebe o mundo vivo ao propor uma explicação para a evolução biológica baseada na seleção natural. Apesar do brilhantismo do seu trabalho, muitas contribuições foram fornecidas por outros pesquisadores que permitiram que Darwin chegasse às suas geniais conclusões.
Em relação a essas contribuições, é possível afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Ladainha
Por se tratar de uma ilha deram-lhe o nome
de ilha de Vera Cruz.
Ilha cheia de graça
Ilha cheia de pássaros
Ilha cheia de luz.
[...]
Ilha verde onde havia
mulheres bonitas e nuas
anhangás a sonhar com histórias de luas
e cantos bárbaros de pajés em poracés batendo os pés.
Mas como houvesse, em abundância,
certa madeira cor de sangue cor de brasa
e como o fogo da manhã selvagem
fosse um brasido no carvão noturno da paisagem,
e como a Terra fosse de árvores vermelhas
e se houvesse mostrado assaz gentil,
deram-lhe o nome de Brasil.
[...]
RICARDO, Cassiano. In: Antologia ilustrada da poesia brasileira: para crianças de qualquer idade.
2. ed. Adriana Calcanhotto (org. e ilust.). Rio de Janeiro:
Edições de Janeiro, 2014. p. 38-39.
Vocabulário:
anhangás – entes que trazem desgraças.
poracés – danças religiosas dos índios tupis.
Releia os versos:
“Por se tratar de uma ilha deram-lhe o nome
de ilha de Vera Cruz.”
O sujeito dos versos em destaque é
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“Acuenda o Pajubá”: conheça o “dialeto secreto” utilizado por gays e travestis
Com origem no iorubá, linguagem foi adotada por travestis e ganhou a comunidade
“Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã!” Entendeu as palavras dessa frase? Se sim, é porque você manja alguma coisa de pajubá, o “dialeto secreto” dos gays e travestis.
Adepto do uso das expressões, mesmo nos ambientes mais formais, um advogado afirma: “É claro que eu não vou falar durante uma audiência ou numa reunião, mas na firma, com meus colegas de trabalho, eu falo de ‘acué’ o tempo inteiro”, brinca. “A gente tem que ter cuidado de falar outras palavras porque hoje o pessoal já entende, né? Tá na internet, tem até dicionário ...”, comenta.
O dicionário a que ele se refere é o Aurélia, a dicionária da língua afiada, lançado no ano de 2006 e escrito pelo jornalista Angelo Vip e por Fred Libi. Na obra, há mais de
Não se sabe ao certo quando essa linguagem surgiu, mas sabe-se que há claramente uma relação entre o pajubá e a cultura africana, numa costura iniciada ainda na época do Brasil colonial.
Disponível em: www.midiamax.com.br. Acesso em: 4 abr. 2017 (adaptado).
Da perspectiva do usuário, o pajubá ganha status de dialeto, caracterizando-se como elemento de patrimônio linguístico, especialmente por:
- História | B. Roma
(MACKENZIE) Ao longo de toda a História, a formação de colônias permitiu que a espécie humana pudesse se distribuir pelo mundo. Contudo, o crescimento populacional e econômico, verificado em algumas civilizações, determinou um novo tipo de colonização, que passou a ter o caráter de dominação e conquista territorial.
Ao compararmos o processo de colonização romana com o português, fazem-se as seguintes afirmações:
I. O sucesso em superar suas lutas sociais internas possibilitou aos romanos implantar o regime de império, implicando uma ação conquistadora, que, graças à ação do exército, levou à incorporação de novas regiões. Da mesma forma, após sucessivas guerras religiosas internas, para conquistar sua unificação, Portugal também adotou uma ação expansionista.
II. Roma, além de conquistar territórios para o seu desenvolvimento econômico, também procurava criar um grande Império, aumentando sua supremacia em todo Oriente e Ocidente. Da mesma forma, Portugal, com o início do processo de expansão marítima, no século XIV, almejava criar uma grande nação ultramarina, restaurando o antigo Império Romano.
III. O processo português de colonização correspondia ao modelo mercantilista europeu, no qual a exploração das colônias objetivava enriquecer a metrópole, sem a preocupação de desenvolvê-las. No caso romano, além da necessidade econômica, visando manter o escravismo, almejavam criar um grande Império, possibilitando que seus habitantes pudessem se tornar cidadãos de Roma.
Assinale a alternativa correta.