(CFTMG) Os mantos de gelo da Antártida e da Groenlândia estão em derretimento acelerado e perderam 4 trilhões de toneladas nas últimas duas décadas. Esse valor representa 20% da água que causou um aumento de 55 mm no nível dos mares nesse período.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br
Os fenômenos descritos são decorrentes da
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma ouriça
Se o de longe esboça lhe chegar perto,
se fecha (convexo integral de esfera),
se eriça (bélica e multiespinhenta):
e, esfera e espinho, se ouriça à espera.
Mas não passiva (como ouriço na loca);
nem só defensiva (como se eriça o gato)
sim agressiva (como jamais o ouriço),
do agressivo capaz de bote, de salto
(não do salto para trás, como o gato):
daquele capaz de salto para o assalto.
Se o de longe lhe chega em (de longe),
de esfera aos espinhos, ela se desouriça.
Reconverte: o metal hermético e armado
na carne de antes (côncava e propícia),
as molas felinas (para o assalto),
nas molas em espiral (para o abraço).
MELO NETO, J. C. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Com apuro formal, o poema tece um conjunto semântico que metaforiza a atitude feminina de tenacidade transformada em brandura. Essa transformação é apresentada no verso
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ITA) Os trechos a seguir, que estão fora de ordem, fazem parte de um texto coeso e coerente.
I. Estudos feitos com várias profissões que trabalham em turnos mostram que ficar acordado por mais de 19 horas ou ter uma jornada de trabalho superior a 12 horas provoca sintomas semelhantes ao de um porre.
II. Se essas duas condições se sobrepõem numa madrugada, as consequências negativas se potencializam ao extremo.
III. As reações ficam mais lentas e o julgamento da realidade é comprometido.
IV. Um piloto dormir no manche do avião é uma cena muito mais rara do que um motorista de ônibus ou caminhão cochilar no volante. Mas pode acontecer.
V. No caso da aviação, há ainda o agravante de que os pilotos trabalham a 10 mil metros do solo, no comando de aeronaves complexas e delicadas, às vezes com mais de uma centena de passageiros a bordo.
(Em: Pesquisa Fapesp, agosto/2009. Adaptado)
Assinale a opção que apresenta a melhor sequência.
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
À primeira vista
quando não tinha nada eu quis
quando tudo era ausência esperei
quando tive frio tremi
quando tive coragem liguei
quando chegou carta abri
quando ouvi Prince dancei
quando o olho brilhou entendi
quando criei asas voei
quando me chamou eu vim
quando dei por mim tava aqui
quando lhe achei me perdi
quando vi você me apaixonei
CÉSAR, C. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 22 maio 2021.
As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto. Nessa letra de música, a utilização da conjunção “quando” no início de cada verso
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(IME) Dados três conjuntos quaisquer F, G e H. O conjunto G-H é igual ao conjunto:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Cada teia de aranha da figura apresenta simetria radial. Assim, cada uma delas, ao sofrer uma rotação de α graus em torno de seu centro, gera uma figura que coincide com a original.
Um possível valor de α é igual a: