(UFRGS) Considere as seguintes afirmações em relação às áreas ambientais úmidas.
I. A degradação dos banhados diminui sua capacidade de depuração dos corpos hídricos e o acesso à água potável.
II. O manejo adequado dos resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas pode contribuir para amenizar os efeitos poluentes nas bacias hidrográficas.
III. As matas ciliares facilitam a evaporação da água nas áreas úmidas.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 02. Simple Future (Futuro Simples)
Enunciado:
Complete these quotations with the following verbs using will and the verbs in the box.
1. “ Dream as if you___________________ forever, live as if you___________________ today.
3. “You have to do it yourself, no one else ___________________ it for you. You must work out your own salvation.”
4. “ The future ___________________ better tomorrow.”
5. The longer you wait for the future, the shorter it ___________________. ”
6. Tomorrow ___________________ us something to think about.”
Available at: http://thinkexist.com/quotations/future/4.html. Accessed on Dec 10 th 2011.
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UNICENTRO) Um raio de luz R atinge um espelho plano A, reflete-se e atinge outro espelho plano B, perpendiculares entre si, sofrendo uma segunda reflexão.
Nessas condições, é correto afirmar que o raio refletido em B
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvida por um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fábula – 19/5/2010 – adaptado.
De acordo à moral transmitida pela fábula original, A raposa e o corvo, a sabedoria e a inteligência de cada ser humano, para não atrair nenhum tipo de risco, está relacionada, principalmente, em
- Física | B. Resistores
(FUVEST 2015 1ª FASE) Dispõe-se de várias lâmpadas incandescentes de diferentes potências, projetadas para serem utilizadas em 110 V de tensão. Elas foram acopladas, como nas figuras I, II e III abaixo, e ligadas em 220 V.
Em quais desses circuitos, as lâmpadas funcionarão como se estivessem individualmente ligadas a uma fonte de tensão de 110 V?
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Assumimos responsabilidades em excesso porque estamos sempre procurando atender às expectativas alheias e tememos que nos julguem negativamente se dissermos “não”. Ficamos inseguros demais quando precisamos fazer uma escolha, consultamos amigos e especialistas e, muitas vezes, depois de finalmente tomarmos uma decisão, criticamos e nos acusamos, achando que fazemos tudo errado.
(RYAN, M. J. O poder da autoconfiança. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 12).
Dasein é o termo principal na filosofia existencialista de Martin Heidegger. Na sua obra Ser e tempo, Heidegger põe a questão filosófica do ser. No excerto acima, identifica-se uma consonância com o conceito de vida inautêntica, pois o indivíduo: