Em um jogo de computador de simulação de guerras, o tempo máximo para se cumprir uma missão é dado em função do número de soldados no pelotão, do peso dos equipamentos transportados, da quantidade de combatentes na tropa inimiga e da área a ser conquistada. Entre os fatores listados, apenas o número de soldados no pelotão é inversamente proporcional ao tempo para se executar a missão.
Sabe-se que uma determinada missão com um exército de 1.000 soldados, transportando 4 toneladas de equipamentos, contra uma tropa de 400 combatentes inimigos, em uma área de 120 km2, deverá ser cumprida em até 16 h.
Dessa maneira, uma missão com um pelotão de 800 soldados, carregando 6 toneladas de equipamentos, lutando contra 1.200 inimigos em uma área de 80 km2 deverá ser realizada em até
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Fofoca: uma obra sem autor
O próprio som da palavra fofoca dá a ela um certo ar de frivolidade. Fofoca, mexerico, coisa sem importância. Difamação é crime, 1mas fofoca é só uma brincadeira. O que seria da vida sem um bom diz que me diz que, não?
Não. Dispenso fofocas e fofoqueiros. 2Quando alguém se aproxima de mim, segura no meu braço e olha para o lado antes de começar a falar, já sei que 3vem aí uma lama que não me diz respeito. Se não tiver como fugir, deixo que a indiscrição entre por um ouvido e saia pelo outro, dando assim o pior castigo para o meu interlocutor: não passarei adiante nem uma palavra.
Não recuso uma olhada na revista Caras, especialista em entregar 4quem dormiu com quem, quem traiu quem, quem faliu, quem casou, quem separou. É a única publicação do gênero que passa alguma credibilidade, 5porque sei que os envolvidos foram escutados, deram declarações por vontade própria, deixaram-se fotografar. São fofocas profissionais, consentidas e quase sempre assinadas. Fofoca anônima é que é golpe baixo.
A fofoca nasce na boca de quem? Ninguém sabe. Ouviu-se falar. É uma afirmação sem fonte, uma suspeita sem indício, uma leviandade órfã de pai e mãe. Quem fabrica uma fofoca quer ter a sensação de poder. Poder o quê? Poder divulgar algo seu, ver seu “trabalho” passado adiante, provocando reações, mobilizando pessoas. Quem dera o criador da fofoca pudesse contribuir para a sociedade com um quadro, um projeto de arquitetura, um 6plano educacional, mas sem talento para tanto, ele gera boatos.
Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. 7Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas.
MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas, 20 set. 1999. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2005.
Os termos destacados no trecho “Quando alguém se aproxima de mim, segura no meu braço e olha para o lado antes de começar a falar, já sei que vem aí uma lama que não me diz respeito.” (ref. 2) desempenham, respectivamente, as funções de:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UERJ) Determinado processo presente em todos os seres vivos não foi explicado pela teoria evolutiva de Charles Darwin, tendo sido esclarecido, mais tarde, pelas contribuições da teoria sintética da evolução.
Esse processo é denominado:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(FGV) No ciclo reprodutivo de agentes etiológicos responsáveis por algumas verminoses, observa-se que, além do ser humano atuar como hospedeiro definitivo, outros animais também participam do ciclo, atuando como hospedeiros intermediários. O caramujo na esquistossomose (barriga d’água), o porco na teníase (solitária) e o mosquito na filariose (elefantíase) são exemplos de tais casos. Com relação às três verminoses citadas, os respectivos hospedeiros intermediários são os animais
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT) O Ministério da Saúde confirmou que a infecção pelo Zika Vírus, a partir da picada do Aedes aegypti contaminado, pode provocar também a Síndrome de Guillain-Barré. No Brasil, a ocorrência de síndromes neurológicas, relacionadas ao vírus Zika, foi confirmada após investigações da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de seis pacientes com sintomas neurológicos e com histórico de doença exantemática. Desse total, quatro foram confirmadas com a doença.
Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando os gravemente. A ação ocorre, principalmente, no revestimento lipídico proporcionando a desmielinização, podendo deixar até mesmo de funcionar, se a ação for em outras regiões do corpo.
(O MINISTÉRIO... 2016)
Analisando-se as características básicas do agente etiológico responsável pela Síndrome de Guillain Barré, pode-se afirmar que:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNEB) Os ambientes com altos ou baixos teores de salinidade também são considerados estressantes do ponto de vista biológico, já que as células precisam estar em constante equilíbrio osmótico com o meio em que se encontram. Analisando-se a regulação osmótica, pode-se afirmar que células em situações experimentais submetidas a ambientes extremamente salinos: