Considerando-se os conhecimentos sobre a genética de tipos sanguíneos na espécie humana e doenças associadas ao sangue, é correto afirmar:
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(ENEM 2012 2º APLICAÇÃO)
Considere que, em cada sociedade, os indivíduos estão inseridos em um sistema de sexo-gênero, isto é, atuam de acordo com determinados padrões de comportamento. Desse modo, o texto é irônico por meio - História
Observe a tabela.
Evolução do número de engenhos de açúcar por capitania (1570-1629)
Capitania
1570
1583
1612
1629
Rio Grande
----
----
1
----
Paraíba
----
----
12
24
Itamaracá
1
----
10
18
Pernambuco
23
66
99
150
Sergipe
----
----
1
----
Bahia
18
33
50
80
Ilhéus
8
3
5
4
Porto Seguro
5
1
1
---
Espírito Santo
1
6
8
8
Rio de Janeiro
----
3
14
60
São Vicente, Santo Amaro
4
6
----
----
Total
60
118
201
344
(Francisco Bethencourt; Kirti Chaudhuri. História da expansão portuguesa, 1998.)
A tabela expressa:
- História | 6.08 Imperialismo
(UTFPR) Na segunda metade do século XIX a África e a Ásia sofreram a expansão do capitalismo europeu. Grande parte do território do Continente asiático e africano passou a pertencer aos países europeus. Os Estados Unidos e o Japão também exerceram domínio sobre outros povos. Este processo é chamado de imperialismo. Assinale a alternativa correta.
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Para a construção de um edifício, o engenheiro responsável decidiu utilizar um novo elevador de carga, com o objetivo de transportar as lajotas do solo até o andar superior com maior eficiência. Testaram-se dois modelos de elevadores: o primeiro carrega 40 peças de lajotas por vez e demora 15 minutos para ir ao topo e retornar ao solo; o segundo carrega 60 peças de lajotas por vez e demora 21 minutos para percorrer o mesmo trajeto. O engenheiro decide verificar quanto tempo o primeiro demora para carregar 280 lajotas até o topo e voltar. Em seguida, decide calcular a quantidade máxima de lajotas que o segundo elevador carregaria nesse mesmo tempo.
Nessas condições, a quantidade máxima de lajotas que o segundo elevador pode carregar é:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO) A teoria da democracia participativa é construída em torno da afirmação central de que os indivíduos e suas instituições não podem ser considerados isoladamente. A existência de instituições representativas em nível nacional não basta para a democracia; pois o máximo de participação de todas as pessoas, a socialização ou "treinamento social" precisa ocorrer em outras esferas, de modo que as atitudes e as qualidades psicológicas necessárias possam se desenvolver. Esse desenvolvimento ocorre por meio do próprio processo de participação. A principal função da participação na teoria democrática participativa é, portanto, educativa.
PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Nessa teoria, a associação entre participação e educação tem como fundamento a