Observe a tira abaixo.
Organismos transgênicos são aqueles que receberam e incorporaram genes de outras espécies. A aplicação da tecnologia do DNA recombinante na produção de alimentos apresenta várias vantagens, apesar de ser vista com cautela pela população.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos aspectos moleculares envolvidos no desenvolvimento de transgênicos.
( ) Os vírus podem ser usados como vetores para DNA de eucariontes.
( ) Os plasmídios são bons vetores por apresentarem replicação dependente da replicação bacteriana.
( ) As enzimas de restrição cortam o DNA em uma sequência de bases específica, chamada de sítio de restrição.
( ) As bactérias são utilizadas para expressar os genes humanos, por apresentarem os mesmos íntrons de um gene eucariótico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
A única alternativa que apresenta um fato comprovado em relação ao cogumelo mencionado no texto é:
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
As mulheres de Vermeer - As representações de mulheres elaboradas por Vermeer estão repletas de simbologia e de significados ligados ao contexto social e cultural do pintor. Assim sendo, as figuras femininas retratadas representam a si mesmas, seu papel social, enfim, o das mulheres holandesas em pleno século XVII. Eis um traço marcante das telas do artista, a representação das mulheres como figuras solitárias ou com pouca companhia, detalhe que cria para as protagonistas das cenas, um ar de mistério e profundidade psicológica. Vermeer privilegiou as cenas de interiores, na tranquilidade da vida doméstica, expondo a essência da vida por meio da subjetividade feminina. Uma característica essencial em suas pinturas é a forte individualização das figuras que surgem sozinhas, reclusas em seus devaneios e com expressões faciais sutis. A maioria das produções pictóricas de Vermeer privilegia a figura feminina, liberta de afetos, não necessariamente no sentido da ausência de sentimentos ou mesmo de falta de sensibilidade, mas no sentido de ocultar/revelar suas emoções ao observador.
Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/cinecachoeira/artigos-ano-iv-n-7-2014/20-as-mulheres-de-johannes-vermeer-e-o-filme-moca-com-brinco-de-perola>. Acesso em 25 dez. 2015.
Materiais necessários
- Máquinas fotográficas ou celulares com câmeras.
- Imagens de obras de Johannes Vermeer onde o artista retrata mulheres.
- Figurinos para as fotos.
- Cenários para as fotos.
- Iluminação artificial. Podem ser luzes de velas, abajures ou outro suporte com luz.
Procedimentos
1 º.Inicie a aula mostrando imagens de obras de Vermeer que retratam mulheres. Peça uma observação detalhada das obras e faça comentários baseados nas informações do trecho acima e do texto na íntegra, que você pode encontrar no site citado.
2 º.Proponha a atividade: tirar fotos de mulheres atuais, em suas atividades cotidianas, iluminadas pela luz direta e natural ou em ambientes preparados com luz artificial. Sugira que as próprias colegas de classe sejam bem preparadas com um figurino improvisado e sejam elas, as mulheres a serem fotografadas.
3 º.Peça que façam grupos de trabalho e que providenciem os materiais necessários para a sessão de fotos na aula seguinte. Cada grupo deve preparar e apresentar pelo menos uma foto.
4 º.No dia marcado para o trabalho, todos devem estar preparados para as fotos. Vocês podem improvisar cenários utilizando o próprio mobiliário da escola, tecidos ou outros materiais. Façam fotos utilizando a luz natural entrando pela janela de um espaço ou provoquem a luminosidade em um ambiente escuro utilizando as fontes de luz artificiais.
5 º.Auxilie e organize o trabalho com seus alunos.
6 º.Se possível faça uma revelação das fotos e exponha ou passe as imagens para os alunos em uma apresentação de Power Point.
7 º.Não se esqueça de salientar nas fotos que vocês tiraram os efeitos que o claro e escuro proporcionam nas imagens e as texturas observadas.
Sugestão de obras de Vermeer:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6
1. A leiteira.
2. Moça com brinco de pérola. (A mulher de turbante)
3. A rendilheira.
4. A tocadora de alaúde.
5. Mulher com um vaso de prata.
6. Senhora de pé ao virginal
Imagens de obras de Johannes Vermeer. Disponíveis em: <http://novoespacomaria.blogspot.com.br/p/blog-page.htm>l. Acesso em 26 dez. 2015.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Considere dois blocos metálicos, um de chumbo e outro de alumínio, cada um com massa igual a 200,0g, colocados num béquer com água, e o conjunto em equilíbrio com a temperatura ambiente de 20°C. Introduzindo-se um termômetro no béquer, que se encontra ao nível do mar, o sistema é levado ao fogo e, depois de algum tempo, a temperatura da água para de subir.
Admitindo-se que o calor específico do chumbo e o do alumínio, considerados constantes na faixa de temperatura, são, respectivamente, 0,03 cal/g.°C e 0,21 cal/g.°C, é correto afirmar que a razão entre a quantidade de calor absorvido pelo bloco de alumínio e a quantidade de calor absorvida pelo bloco de chumbo é igual a
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A discussão sobre "o fim do livro de papel" com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos - em CD-ROM, em livro eletrônico, em "chips quânticos", sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, "coffee-table book", cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesse (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Cassera & Planeta.
TAVARES, B. Disponível em: http://jornaldaparaiba.globo.com.
Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que:
- Geografia - Fundamental | 3.04 Pirâmides Etárias
As pirâmides etárias a seguir mostram informações da população dos Estados Unidos em 1980 e a projeção para 2020.
A análise das duas pirâmides permite afirmar que até 2020 o país passará por: