Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.
Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?
Questões relacionadas
- Biologia
A figura a seguir mostra imagens de um experimento utilizando técnicas de recombinante. Observe-a.
O texto a seguir descreve as seis etapas, identificadas com algarismos romanos, do processo de produção do biopolímero, imitando teias de aranha.
I. Pesquisadores da Embrapa isolaram os genes das glândulas de seda de cinco espécies de aranhas da biodiversidade brasileira.
II. Por meio de análises moleculares, bioquímicas, biofísicas e mecânicas, estudaram esses genes e suas funções e construíram sequências sintéticas de para a produção de fios.
III. Os genes modificados foram clonados e introduzidos no genoma de bactérias Escherichia coli, programadas para atuar como biofábricas.
IV. As bactérias transgênicas Escherichia coli passaram a produzir, em larga escala, as proteínas recombinantes, que formam os fios das aranhas.
V. O passo seguinte consistiu na extração das proteínas. Para isso, a massa de bactérias foi diluída em meio líquido e purificada para a separação das proteínas do restante do material.
VI. Com o auxílio de uma seringa, que imita o órgão das aranhas responsável pela fabricação do fio, eles utilizaram as proteínas para produzir os fios sintéticos em laboratório.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/02/12/teias-de-laboratorio. Adaptado
Sobre isso, correlacione as etapas citadas no texto com as figuras enumeradas acima e assinale a alternativa que indica a CORRETA correspondência.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNEAL) O avanço tecnológico não seria possível sem o desenvolvimento do conhecimento científico, a exemplo de estudos sobre a estrutura dos átomos constituintes da matéria, desde os modelos atômicos de J. Dalton, J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Böhr, dentre outros, até a utilização de elementos radioativos em diversas áreas tecnológicas.
Assim, considerando os modelos e a estrutura dos átomos, é correto afirmar:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
MILLENIUM GOALS
Disponível em: http://www.chris-alexander.co.uk/1191. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)
Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UESB) Os químicos definem a conjunto NA de entidades de átomos, de íons e de moléculas como unidade denominada “mol”, para a grandeza quantidade de matéria do Sistema Internacional de Unidade, SI. A palavra vem do latim e significa pacote, monte, porção e quantidade. O mol é definido como o número de átomos em 12,0g de carbono 12. Como contar diretamente os átomos existentes em uma porção de 12,0g de carbono é impraticável, o melhor caminho é determinar esse número com base na massa de um átomo de carbono, definido pela espectrometria de massa como 1,99266.10–24 g. Desse modo, o número de objetos ou de entidades por mol, NA, é denominado constante de Avogadro, em homenagem ao químico do século XIX Amadeo Avogadro.
Considerando-se essas informações sobre a unidade de quantidade de matéria e a constante NA de Amadeo Avogadro e suas relações com outras unidades do sistema SI, é correto afirmar:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UERJ) A biomassa de quatro tipos de seres vivos existentes em uma pequena lagoa foi medida uma vez por mês, durante o período de um ano. No gráfico abaixo estão mostrados os valores obtidos.
A curva pontilhada representa a variação da biomassa do fitoplâncton. A variação da biomassa do zooplâncton está representada pela curva identificada por: