(UEFS) Um rio segue para o norte com uma velocidade de 6,0 km/h. Um homem rema um barco, atravessando o rio, sendo de 8,0 km/h para leste sua velocidade relativa à água. Desprezando-se a resistência da água e sabendo-se que a largura do rio é de 2,0 km, é correto afirmar que sua velocidade relativa à Terra e o tempo gasto na travessia, em km/h e minutos, são, respectivamente, iguais a
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FCM-MG) A água contida no aquário da figura, de capacidade térmica de 4 x 10³cal/°C encontra-se à temperatura de 10°C. A água a 60°C flui de uma torneira e cai dentro do aquário com uma vazão de 0,5 L/min. Considere que o calor específico da água é de 1,0 cal/g°C e a densidade da água 1,0 g/cm³ e que as perdas de calor para o meio ambiente sejam desprezíveis. Para que a temperatura final da água seja 40°C o tempo que a torneira ficará aberta será de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe as imagens de dois tipos de moradias brasileiras.
Comparando as duas imagens, conclui-se que elas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é importante promover e proteger monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. As tradições, o folclore, os saberes, as línguas, as festas e diversos outros aspectos e manifestações devem ser levados em consideração. Os afro-brasileiros contribuíram e ainda contribuem fortemente na formação do patrimônio imaterial do Brasil, que concentra o segundo contingente de população negra do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria.
MENEZES, S. A força da cultura negra: Iphan reconhece manifestações como patrimônio imaterial. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 29 set. 2015.
Considerando a abordagem do texto, os bens imateriais enfatizam a importância dasrepresentações culturais para a
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Uma vez que o homem participa da vida econômica de sua cidade ou Estado, ele irá querer gozar também de direitos políticos e participar da esfera pública. No século XIX, era necessário enriquecer o status de cidadão com novos direitos e deveres e organizar a vida civil. Surge, então, o direito político, que permitia que o trabalhador se organizasse em sindicatos, partidos políticos e fosse eleito. A priori, os direitos políticos eram restritos a grupos fechados da elite, mas ao longo do tempo esse monopólio foi quebrado, e a participação de todos na vida pública foi possível com o sufrágio universal em 1918. O direito ao voto deixa de limitar a atividade política às classes economicamente desenvolvidas e passa a ser para todos. Mais uma conquista dos cidadãos.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
O sociólogo britânico Thomas Marshall propõe um modelo de cidadania que está diretamente relacionado aos direitos adquiridos por meio da
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
43. Analise o cartaz de uma revista nacionalista francesa que prega “a revanche”.
Disponível em: <http://www.wallpapers-free.co.uk/background/magazine_covers/vintage/la-revanche/>. Acesso em 22 out. 2012.
O revanchismo francês é apontado como um dos fatores que determinaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Explique as motivações do revanchismo francês.
Cite uma das formas de nacionalismo europeu no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.