Na Antiguidade, algumas pessoas acreditavam que, no lançamento oblíquo de um objeto, a resultante das forças que atuavam sobre ele tinha o mesmo sentido da velocidade em todos os instantes do movimento. Isso não está de acordo com as interpretações científicas atualmente utilizadas para explicar esse fenômeno.
Desprezando a resistência do ar, qual é a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIPÊ)
O esquema demonstra um experimento, no qual dois tipos de células (apenas uma com as proteínas da membrana celular marcadas) foram induzidas a se fundirem, resultando em uma célula única.Após análise do esquema, é possível afirmar que o experimento quis evidenciar a propriedade de: - Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
No universo Marvel, Wakanda é uma espécie de utopia afrofuturista: lar da personagem Pantera Negra e localizado no continente africano, nos quadrinhos, é o país mais avançado do mundo. Pois é basicamente isso que o cantor Akon irá construir (mas na vida real): uma cidade apontando para o futuro, com hospital, shopping, universidade, escola, usina, parque, estádio e mais, movida por energia renovável funcionando de forma 100% sustentável. Akon City ficará no Senegal, e o terreno de 809 hectares já foi cedido pelo músico para o governo senegalês.
PAIVA, V. “Wakanda” de Akon será cidade na África e terá energia 100% renovável. Hypeness.
Disponível em: https://www.hypeness.com.br. Acesso em: 17 set. 2020. (adaptado)
Sabendo que 1 hectare equivale a 10 000 m2, suponha que os responsáveis pelo projeto da Akon City irão produzir uma maquete da cidade, incluindo todo o terreno em que ela será construída, na escala 1 : 5000.
Na maquete, a área desse terreno, em dm2, será
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Voltada para o encanto da vida livre do pequeno núcleo aberto para o campo, a jovem Helena, familiar a todas as classes sociais daquele âmbito, estava colocada num invejável ponto de observação. (...)
Sem querer forçar um conflito que, a bem dizer, apenas se esboça, podemos atribuir parte desta grande versatilidade psicológica da protagonista aos ecos de uma formação britânica, protestante, liberal, ressoando num ambiente de corte ibérico e católico, mal saído do regime de trabalho escravo. Colorindo a apaixonada esfera de independência da juventude, reveste-se de acentuado sabor sociológico este caso da menina ruiva que, embora inteiramente identificada com o meio de gente morena que é o seu, o único que conhece e ama, não vacila em o criticar com precisão e finura notáveis, se essa lucidez não traduzisse a coexistência íntima de dois mundos culturais divergentes, que se contemplam e se julgam no interior de um eu tornado harmonioso pelo equilíbrio mesmo de suas contradições.
Alexandre Eulálio, “Livro que nasceu clássico”. In: Helena Morley, Minha vida de menina.
(FUVEST 2018 1ª FASE) O trecho do romance Minha vida de menina que ilustra de modo mais preciso o que, para o crítico Alexandre Eulálio, representa “a coexistência íntima de dois mundos culturais divergentes” é:
- Matemática | 11. Binômio de Newton
O número natural que torna verdadeira a igualdade é:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) Quando duas ou mais ondas se sobrepõem no espaço, suas perturbações individuais são superpostas e se somam algebricamente, gerando uma onda resultante. Considerando-se um fio com 500,0 g de massa e 1,25 m de comprimento com as suas extremidades fixas e submetido a uma tração de 1,0 kN, a frequência do terceiro harmônico gerado, em Hz, é igual a