O número natural que torna verdadeira a igualdade é:
Questões relacionadas
- História | 4. Patrimônio Cultural
Feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne. E um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Tras-os-montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, as quais se podem juntar chourigo, morcela ou farinheira. No Brasil, os negros faziam uma mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi. Atualmente, o prato chega a mesa acompanhado de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.
CASCUDO, L. C. Histeria da alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Itatiaia, 1983.
A criação da feijoada na culinária brasileira esta relacionada, no texto, a atividade
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios.
Os primeiros grupos humanos dos quais temos notícias eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente.
Esse fato se explica pela necessidade de
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UECE) Relacione, corretamente, as teorias evolutivas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Lamarckismo
2. Darwinismo
3. Neodarwinismo
4. Mutacionismo
( ) A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.
( ) A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.
( ) Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.
( ) As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História
A “Revolução de 1930” foi um movimento que reuniu grupos e lideranças de três diferentes estados que compuseram a chamada Aliança Liberal. Segundo FAUSTO (2006), a classe média deu lastro a Aliança Liberal, mas era por demais heterogênea e dependente das forças agrárias [...]. Os vitoriosos de 1930 compunham um quadro heterogêneo, tanto do ponto de vista social quanto político. [...] A partir de 1930 ocorreu uma troca de elite do poder sem grandes rupturas. Caíram os quadros oligárquicos tradicionais; subiram os militares, os técnicos diplomados, os jovens políticos e, um pouco mais tarde, os industriais.FAUSTO, B. História concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2006, p.182.
A partir da leitura do excerto acima, avalie as seguintes afirmativas.
I. A “Revolução de 1930” inaugurou uma nova fase da República brasileira, na qual o Estado, diferentemente do que ocorreu na “República Velha” (1889-1930), buscou sua legitimidade em classes médias e populares, e não nas antigas oligarquias ligadas ao núcleo cafeeiro.
II. O excerto permite inferir que é preciso relativizar o enquadramento do movimento de 1930 na ideia de “revolução”. As transformações decorrentes da troca de elite do poder só seriam percebidas ao longo da “Era Vargas”.
III. A Aliança Liberal representava classes regionais não associadas ao núcleo político e econômico cafeeiro. Composta por Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba, a Aliança depôs o presidente Washington Luís e colocou Getúlio Vargas no poder.
Assinale a alternativa correta.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. NovumOrganum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela: