(IFPE) O ciclo menstrual nas mulheres compreende um período médio de 28 a 30 dias. Durante esse período, uma série de eventos ocorre com o objetivo de promover a ovulação, a fixação do embrião ou a menstruação. Assinale a única alternativa que descreve corretamente fenômenos ocorridos no organismo feminino durante o seu ciclo menstrual.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Considera la página de la red social. Disponible en: https://www.pinterest.com/source/lapizdeele.blogspot.com> Acceso el: 08 dic. 2015.
Enunciado:
- a) Completa el recuadro con las informaciones sobre ti. No te olvides de contestar con lo que te gusta y con lo que no te gusta.
- b) Ahora vas a entrevistar a dos compañeros con las preguntas del recuadro y apuntar las respuestas en el cuaderno.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base:
Enunciado:
Considerando as partes que compõem o gênero textual entrevista, qual é o objetivo do texto entre o título e a primeira pergunta?
- História | Geral
(UERN) O primeiro meio pelo qual o ser humano registrou sua própria existência foi a pedra – as pinturas rupestres mais antigas, encontradas em cavernas da Espanha, datam de cerca de quarenta mil anos atrás.
Quando a escrita foi encontrada na Mesopotâmia, em 4.000 a.C., foi preciso um suporte que a tornasse portátil. A solução foram as tabuletas de argila, pranchas do tamanho de uma folha de papel, gravadas com argila ainda úmida, usando uma ponta afiada de madeira. Se as tabuletas se destinavam a uso definitivo, eram cozidas em fornos, como vasos de cerâmica – se não, eram apagadas. Um estilo de escrita desenvolvido foi chamado cuneiforme.
(Revista Aventuras na História. Edição 114. Janeiro de 2013. p. 14.)
A partir dessas formas de registro, outras foram surgindo e a escrita tornou-se um meio para a transmissão de tradições, transformando-se num veículo de expressão e organização social. Com base na relação entre o surgimento da escrita e a aceleração do desenvolvimento das civilizações, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Palavra indígena
A história da tribo Sapucaí, que traduziu para o idioma guarani os artefatos da era da computação que ganharam importância em sua vida, como mouse (que eles chamam de angojhá) e windows (ovetã)
Quando a internet chegou àquela comunidade, que abriga em torno de 400 guaranis, há quatro anos, por meio de um projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta e com antena cedida pela Star One (da Embratel), Potty e sua aldeia logo vislumbraram as possibilidades de comunicação que a web traz.
Ele conta que usam a rede, por enquanto, somente para preparação e envio de documentos, mas perceberam que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena.
A apropriação da rede se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológico ao seu estilo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso que rara incorporação: a do vocabulário.
- Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. "A gente não está querendo chamar computador de "computador". Sugeri a ele que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiú irú rive, "caixa pra acumular a língua". Nós, brancos, usamos mouse, windows e outros termos, que eles começaram a adptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e oventã (janela) - conta Rodrigo Baggio diretor do CDI.
Disponível em: http://www.revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010.
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como: mouse, windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos da informática à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Interbits) A opção 'curtir', no Facebook, pode revelar muito mais do que se pretende. Uma pesquisa publicada na última segunda (11) mostra que analisar os padrões destas preferências pode dar estimativas surpreendentemente precisas sobre informações pessoais que o usuário não expõe.
O estudo examinou 8.000 usuários do Facebook nos Estados Unidos, que, voluntariamente, disponibilizaram suas opções 'curtir', perfis demográficos e resultados de testes psicométricos.
Aqueles apontados como homossexuais foram classificados como tais não porque clicaram em sites sobre casamento gay, mas por causa de suas preferências musicais e televisivas, por exemplo.
Cristãos e muçulmanos foram corretamente classificados em 82% dos casos e uma boa precisão nas previsões foi alcançada nos status de relacionamento e uso de substâncias, entre 65% e 73%.
Disponível em: <http://folha.com/no1244776> Acesso em 13 mar. 2013. Adaptado.
Segundo a sociologia, esse tipo de pesquisa serve para demonstrar que: