“Reivindicar liberdade para as mulheres não é crime. Pessoas presas por solicitar o direito de votar não devem ser tratadas como criminosas” (1917).
A imagem acima retrata a luta das mulheres pelo sufrágio universal nas décadas iniciais do século XX, nas sociedades norte-americana e europeia.
Naquele momento, a negação desse direito indicava o seguinte problema social:
Questões relacionadas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Assinale a opção CORRETA para a propriedade físico-química cujo valor diminui com o aumento de forças intermoleculares.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Veja as atividades abaixo. Qual é a única alternativa que traz todas elas em forma de imagem, respectivamente?
WATCH TV • READ • PLAY BALL • EAT
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
15. MATERIAIS
- Placas de isopor
- Cola
-Tesoura
-Papéis para recorte - várias cores e texturas
- Tecidos para colagem
- Canetinha
- Tinta guache
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula apresentando um breve contexto sobre o Muralismo Mexicano.
Disponível: https://www.todamateria.com.br/muralismo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralismo
https://www.klepsidra.net/klepsidra6/muralismo.html
https://pt.thpanorama.com/blog/arte/muralismo-mexicano-origen- caractersticas-obras.html
- O professor vai propor para a turma a construção de um mural para ser colocado nos
corredores da escola. O tema será escolhido pelo grupo e deve ter ligação com o contexto
social do grupo, buscando alertar sobre algum problema social latente no cotidiano dos
alunos.
- Faça uma pesquisa, junto com os alunos para verificar o assunto que vai ser representado no
mural.
- O professor vai dividir a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos que utilizarão uma placa
de isopor como suporte para a manifestação artística.
- Este mural poderá ser construído utilizando diversos materiais e técnicas como : desenho,
pintura, colagem etc.
- Organize com os alunos uma exposição na sala de aula ou nos corredores da escola. Envolva
as diversas turmas do mesmo nível de ensino para ampliar a exposição e dar o caráter de
mural para as placas expostas nas paredes. O professor deve propor um debate depois de
terminada a exposição para que os alunos interajam e discutam o processo todo, desde a
pesquisas e criação dos murais, bem como a repercussão da exposição em âmbito escolar.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14522
O MURALISMO MEXICANO
- Ciências - Fundamental | 16.2 Desmatamento
Observe a imagem.
Qual o problema ambiental causado por essa situação?
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Analise o desenho esquemático, representativo do ciclo de vida de um protozoário unicelular, que pode infectar diferentes animais em um ciclo alternado entre insetos e vertebrados. Marque a alternativa que contempla somente conhecimentos corretos.